top of page
  • Foto do escritorBruna Otomura

Anime: Blue Seed

Salve metamorphyos! Como vocês estão?! Post de hoje é pra falar de um anime antiguinho, não tão conhecido mas que me marcou muito: Blue Seed. Então puxa a cadeira e, vem comigo saber um pouco mais dessa obra recheada da mitologia japonesa.

Metamorphya - Assisti Blue Seed

Ficha Técnica

Título original: Aokushimitama Blue Seed

Escritor: Yuzo Takada

Volumes mangá: 2 volumes

Episódios anime: 26 episódio OVAs: 3 episódios

Estúdio: Ashi Productions e Production IG

Lançamento anime: 29 de Março 1995 (Tv Tokyo)


Blue Seed foi exibido aqui no Brasil pela extinta Locomotion e, preciso muito compartilhar esse anime pelo qual sou apaixonada e sei que muita gente nunca nem sequer ouviu falar. Aliás, tem muito anime bom que rolava por lá que estou pensando em trazer aqui para vocês mas, vamos a Blue Seed metamorphyos!


Baseada em volta da história da mitologia japonesa do deus Susanoo (irmão de Amaterasu) contra o monstro Yamata-no-Orochi que vocês já devem ter visto ou irão reparar que serviu de base e inspiração para diversos outros animes e jogos. Caso vocês não conheçam, aqui vai um pequeno resumo:

"Suzano, o deus Trovão, forçou sua irmã, a deusa do sol Amaterasu, a se trancar em uma caverna, fazendo com que o mundo mortal perdesse o brilho do sol. Quando Amaterasu se libertou, Suzano foi forçado a pagar penitência, vagando pelas terras de Izumo até que encontrou-se com o Dragão de 8 Cabeças que vagava pela mesma região chamado de Orochi. Este, devorava todas as donzelas da aldeia local e, quando Suzano se apaixonou por uma princesa chamada Kushinada, resolveu armar um plano para acabar com o monstro usando sua amada como isca: embebedou Orochi com saquê e decepou suas cabeças quando ele estava bêbado. Quando Susanoo matou Orochi, de dentro do monstro caiu uma espada, um espelho e uma orbe. A espada foi entregue à Amaterasu como forma de perdão, e da união de Suzano com a princesa Kushinada surgiu a linhagem da família real japonesa."

Nossa trama gira em torno da protagonista Momiji Fujimiya que posteriormente, descobrimos ser uma descendente direta da princesa Kushinida dos contos. Momiji é uma jovem de 15 anos, doce e amável, além de absurdamente atrapalhada, moradora da cidade de Izumo que leva um vida pacata e normal apesar de diariamente passar por diversos ritos ancestrais.


Quando as coisas acabam por sair de controle em Tóquio, os aragamis, monstros que possuem uma mitami (uma pedra azul brilhante que parece um '9' e, normalmente animais e vegetais) e se modificam criando uma inteligência e servindo ao Orochi vão atrás de Momiji.


Por algum motivo que não irei dar spoilers aqui, esses monstros desejam capturar e matar a jovem.



Para a proteção da 'princesa', Momiji se muda para Tóquio e acaba se juntando aos integrantes da TAC (Centro de Administração da Terra). No meio desta mudança, além de sermos apresentados aos integrantes da TAC passamos a conhecer mais duas figuras importantes: Kaede, irmã gêmea de Momiji (plot twist para nossa mocinha que nem sabia que possuía uma irmã) e, Kusangi, um meio aragami criado pelo próprio Orochi para proteger a 'princesa Kushinida' até o dia que fosse necessário.


O modo como nossa protagonista amadurece durante o anime é sutil mas bem perceptível, seja no modo como lida com seus sentimentos para com seus amigos e amorosamente como também para sua aceitação com a responsabilidade que lhe é atribuída. O que faz a gente torcer ainda mais por ela quando formos assistir aos OVAs.


Falando um pouco sobre os personagens secundários, temos os integrantes da TAC: Daitetsu Kunikida (diretor da TAC e tutor de Kaede, também passa a ser ser tutor de Momiji assim que esta se muda para Tóqui); Azusa Matsudaira (ela é a cientista por trás de toda a pesquisa em cima dos aragamis e das mitamas); Ryouku Takeuchi (ela é membro da polícia de Tóquio assim, ela pode ajudar a TAC com o uso de armas e outras funções burocráticas caso necessário além de suprir um amor por Kunikida); Koume Sawagushi (ela veio das Forças de Defesas Japonesas e, ao contrário de Takeuchi ela sempre resolve as coisas com uma 'arma grande' e uma mulher muito forte); Yoshiki Yaegashi (ele é o nerd e cabeça do grupo, apesar de ser 'covarde' quando necessário entrar em ação) e Sakura Yamazaki (apesar de ser um membro original da TAC, Sakura veio dos EUA e usa os ritos Shintos para lutar contra os aragamis).


Num geral, é um anime que você pode assisti-lo rapidamente, com uma trama fácil de se entender mas que consegue te prender após os primeiros episódios. Confesso que alguns pontos poderiam ter sido melhor trabalhados mas, como não tive a oportunidade de ler o mangá não sei dizer para vocês se alguns pequenos furos são melhor explicados no mangá (como vários outros animes).


Já nos 3 OVAs lançados posteriormente - também conhecidos como Blue Seed 2 -, tivemos uma mudança bem grande nos traços do anime. Claro que a personalidade dos personagens foram mantidas mas essa mudança brusca causa uma certa estranheza a primeiro momento. Vale sim assistir aos OVAs sendo que, os dois primeiros mostram um desfecho da história e o terceiro ao meu ver seria um 'plus' amorzinho do casal principal.


Caso queiram assistir a Blue Seed, podem conferir todos os episódios legendados neste link aqui: episódio dos animes aqui. E os OVAs neste aqui: Blue Seed 2.


Nota geral: 9/10

E vocês metamorphyos?! Já conheciam Blue Seed? Se assistiram, o que acharam? Conheciam a lenda de Susanoo? Me contem!

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page