Resenha: As Tumbas de Atuan
Olá, metamorphyos! Tudo bem com vocês? Hoje vamos ver a resenha de um dos livros que eu li recentemente, As Tumbas de Atuan, continuação de O Feiticeiro de Terramar, da Ursula K. Le Guin! Vem ver o que eu achei! <3
Apesar dos eventos narrados neste segundo volume serem cronologicamente posteriores ao Feiticeiro de Terramar, não há uma continuação direta da história, havendo apenas menção aos fatos ocorridos anteriormente e a aparição do protagonista do primeiro livro, o Gavião.
“A maioria das coisas envelhece e perece com o contínuo passar dos séculos. Pouquíssimas são as coisas preciosas que continuam preciosas, ou as histórias que ainda são contadas.”
Em As Tumbas de Atuan não acompanhamos mais a história pela perspectiva do Gavião, que vocês devem se lembrar que é o personagem principal do primeiro volume, mas agora temos a história contada através de Tenar, uma jovem menina que foi escolhida desde criança para ser a sacerdotisa de um culto há muito esquecido e desde sempre temido: a seita dos Inominados.
Os Inominados já fizeram uma aparição em O Feiticeiro de Terramar, mas é aqui neste livro que serão explorados. Seres das trevas, que nada criam e tudo destroem, sedentos por poder, verdadeiros demônios feitos de sombra.
![]() |
Temos novamente o mapa de Terramar. |
![]() |
E, dessa vez, o mapa das tumbas de Atuan e do Labirinto. |
Ao ser escolhida como sacerdotisa, Tenar precisou abandonar tudo que uma criança pode ter: família, qualquer bem material e inclusive seu nome, passando a se chamar simplesmente Arha, a Devorada. Ela precisa, agora, viver em prol dos Inominados, realizar seus rituais, cuidar das tumbas e do Labirinto, lugares "sagrados" para esses seres onde a luz é proibida e há apenas trevas.
Até que sua rotina monótona é quebrada pelo Gavião, o famoso feiticeiro de Terramar, que vem atrás de um dos maiores tesouros que os Labirintos de Atuan escondem: a metade do anel de Erreth-Akbe. Esse anel teria poderes incríveis nas mãos do mago.
A Terra é linda e luminosa e bondosa, porém não é só isto. A Terra também é terrível
e obscura e cruel. [...] E, quando os homens cultuam essas coisas e se humilham
diante delas, é aí que o mal se reproduz.”
Obviamente, Arha não pode deixar um ladrão entrar em seus domínios e arruinar seu culto. Ela toma o Gavião por prisioneiro e, agora, precisa fazer uma escolha: qual o destino dele?
Mais do que um livro de fantasia, As Tumbas de Atuan é um livro sobre a natureza humana. Sobre questionamentos de caráter, de certo e errado, sobre o que é justiça, sobre escolhas e consequências. Vale ressaltar também que Tenar é, para sua época, uma precursora das heroínas em histórias de fantasia. Em 1970 nem se pensava em uma protagonista feminina e todas as histórias eram sobre as aventuras de homens.
Alguns podem dizer que Ursula K. Le Guin é clichê. Eu, no entanto, digo pra vocês: ela criou o que hoje achamos clichê. Uma das maiores mestres de fantasia, que tanto se assemelha e tanto se distancia de Tolkien, hoje é uma inspiração para muitos outros escritores consagrados da fantasia, como Neil Gaiman. E não é a toa: o talento que demonstra nesse livro, por exemplo, é enorme e inquestionável.
Tenham em mente, ao fazer a leitura, de que se trata de um clássico da fantasia. Garanto que, ainda assim, poderão se surpreender com alguns elementos presentes na sua história. Tenar é uma personagem digna de representar a todas nós, mulheres, em uma época em que não tínhamos espaço na literatura. E, junto com Gavião, temos um duo extremamente cativante. Além da representatividade feminina, Gavião é um rapaz negro. Ora, em 1968, quando ele foi criado, quantos heróis negros tínhamos?
Todos esses motivos me chamaram muito a atenção na escrita da Ursula K. Le Guin e merecem ser compartilhados e enaltecidos porque só demonstram a relevância de seu trabalho. Eu me apaixonei ainda mais pela autora nesse segundo volume da série, e não só recomendo como torço para que compartilhem da minha paixão!
As Tumbas de Atuan - Ciclo Terramar #2
Autora: Ursula K. Le Guin | Ano: 1970
Páginas: 160 | Editora: Arqueiro
Ciclo Terramar (Títulos disponíveis no Brasil):
#2 - As Tumbas de Atuan
O terceiro livro da série está para ser divulgado a qualquer momento pela editora Arqueiro! Vamos aguardar. <3
Espero que tenham gostado e aguardo suas opiniões nos comentários! <3
Beijos e até a próxima!
Comentários
Postar um comentário
Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!