Olá, metamorphyos! Como vocês estão? Trouxe a resenha de um livro que muito provavelmente vocês já leram, mas sempre vale a pena falar sobre ele: A Hora da Estrela, da maravilhosa e eterna Clarice Lispector. Vem comigo dar uma olhada nessa edição lindíssima da Rocco!
A Hora da Estrela é o último livro escrito pela Clarice Lispector em vida, em 1977. Clarice descobriu, pouco após terminar seus manuscritos, a existência de um câncer que a levou a termo. Diz-se que o livro é a expressão máxima e final de sua alma, e com certeza um de seus mais belos trabalhos.
"Juro que esse livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda.
Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta."
A Hora da Estrela é considerado um dos livros mais importantes da literatura moderna brasileira e bastante utilizado em estudos escolares, acadêmicos e quase sempre cobrado em vestibulares e demais Exames Nacionais. E é por esse motivo que possivelmente vocês já tiveram algum contato com Clarice. Mas deixe-me dizer que essa é a razão errada para ler uma das nossas maiores autoras. Ler Clarice faz bem pra mente, pra vida, pra alma. Você não vai encontrar nada parecido em nenhum outro livro, jamais.
“[...] limito-me a contar as fracas aventuras
de uma moça numa cidade toda feita contra ela.”
Mas vamos fazer um acordo antes de eu falar da história: vamos esquecer o preconceito que temos contra clássicos e deixar de lado a visão de que livros antigos e consagrados são "chatos". Vamos dar uma chance. Se você nunca leu Clarice, vai se surpreender com uma escrita rápida, fluida, fácil. Uma conversa aberta entre escritora e leitor. Apesar de cheia de reflexões e até mesmo poética, Clarice nunca foi de dificultar, florear e encher seu texto de firulas. Pelo contrário, lê-se de uma tacada só e nos transformamos a cada frase.
"[...] ela era incompetente. Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar.”
Vamos acompanhar, através de um narrador que assina como Rodrigo, a vida de Macabéa, uma nordestina pobre de dinheiro, de vida, de espírito, de vontade, de oportunidade. É a saga dos anônimos, aquelas pessoas que são tão rejeitadas pela sociedade que passamos todos os dias por elas e não nos damos conta da sua existência. Em pouquíssimas páginas, Clarice nos transporta para Maca e nos propõe um verdadeiro exercício de empatia.
“Quando penso que eu podia ter nascido ela – e por que não? – estremeço.”
Macabéa poderia ser qualquer um de nós. Tão indiferente, tão excluída, tão alienada, tão pisoteada e esmagada pela vida... tão humana. A personagem é tão real que quase podemos tocá-la e não nos resta outra vontade senão pegá-la no colo, abraçá-la e fazê-la feliz.
Mas Clarice não nos poupa emoções. Mesmo quando já estamos abalados com o relato da sequência desastrosa que é a vida de Maca, Clarice nos dá outro soco no estômago. Quantas Macabéas existem por aí nesse momento e estamos aqui, nos compadecendo da personagem enquanto esquecemos de quem está bem na nossa frente e não conseguimos ver? Não tem como sair dessa experiência ileso, asseguro a vocês.
“Em todo caso o futuro parecia vir a ser muito melhor. Pelo menos o futuro
tinha a vantagem de não ser o presente, sempre há um melhor para o ruim.”
Digo a vocês que eu já conhecia o livro desde a minha adolescência, já sabia o destino de Macabéa, já sabia o que esperar. Ainda assim, Clarice fez sua mágica e me pôs a chorar. Em público, inclusive. São tantas emoções que essa maga da literatura nos provoca que é difícil descrever para vocês, só lendo. Quem não se sente na pele de Macabéa, em seu corpo subnutrido existindo de sanduíche de mortadela e coca-cola, sinto muito, mas nem gente é.
Quero ressaltar, por fim, essa edição maravilhosa que a Rocco fez em comemoração ao aniversário de 40 anos da primeira publicação. Como vocês já devem estar vendo nas fotos, o livro, em capa dura, é lindíssimo. Além da história encontramos também vários fragmentos dos manuscritos originais do livro em papel couchê brilhante, tudo de excelente qualidade. A própria capa é, na verdade, apenas uma cobertura para a capa dura em si, com um efeito de transparência lindo.
Além disso, temos também alguns ensaios sobre o livro e um relato da revisora responsável por essa edição comemorativa incrível. Claro que, dependendo do seu amor por Clarice e orçamento, a edição mais simples é mais em conta, mas por que não ter uma lindeza dessas na sua estante se você pode? Valeu a pena cada centavo de investimento.
"O pecado me atrai, o que é proibido me fascina."
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Ano: 1977 | Edição Comemorativa: 2017
Páginas: 224 | Editora: Rocco
Metamorphyo, seja você fã de Clarice ou não, leia! Apenas leia! Juro que ninguém consegue resistir aos encantos dessa autora que é um dos maiores expoentes da nossa literatura, e não é a toa que recebe essa fama. Você não será o mesmo depois de compartilhar sua alma com a pobre e doce Macabéa.
Espero que tenham gostado! Me contem se já leram, quais impressões tiraram de A Hora da Estrela nos comentários!
Beijos e até a próxima!
Olá!!
ResponderExcluirQue edição maravilhosa! Eu fiquei apaixonada! Amei os fragmentos de manuscritos do texto original. Belo trabalho da editora.
Eu sou apaixonada por Clarice e sempre que a gente ler algo de sua autoria é difícil sair a mesma pessoa. É forte e emocionante demais.
Parabéns pela excelente resenha!
bjs
Oi Fê! Obrigada! Clarice realmente é uma experiência única na vida de qualquer leitor e essa edição está maravilhosa!
ExcluirBeijos!
ooi tudo bem ? eu achei um livro super bacana e os temas que aborda bem interessante é tao bom um livro que nos prende assim
ResponderExcluirBLOG♥ Coisas da Vida
Oi Bruna! Você já leu? O livro é maravilhoso e super importante!
ExcluirBeijos!
Nossa, que edição incrível.
ResponderExcluirAdorei. Já tive minha fase de Clarice. Li e reli muitas coisas dela. Era dela as frases que anotava em meu diário-agenda. Mas, hoje não me interesso muito por ela. É como no poema de Cecília 'tenho fases como a lua'. Pode ser que amanhã isso mude. Voltei a ler Dostoiévski depois de anos. Estou com a coleção completa do russo em minha mesa e a devorá-lo com muita intensidade.
Eu não acho que os clássicos são chatos, mas acho que a questão é a idade com que se lê esses livros. Acho meio bizarro ler Machado de Assis aos treze anos. Acho que nem e possível compreendê-lo direito nessa idade. Enfim, acho que leitura precisa de paixão. rs
Bacio
Concordo com tudo que você disse, Lunna. Leitura tem sim que ter paixão e é fato que tem idade para que seja compreendida e bem aproveitada. Clarice, Machado e o próprio Dostoiévski são densos demais para serem leituras forçadas.
ExcluirE também concordo que somos de fase e escolhemos nossas leituras de acordo com as nossas necessidades do momento.
Beijos e obrigada pelo comentário!
Fiquei entusiasmada com esta nova edição transformando um clássico sempre atual.Eu li esse livro há alguns anos mas não consigo me recordar nitidamente do enredo da história.Vou reler,adoro Clarisse é umas das minhas referências de linguagem e escrita.Grande Beijo!!!
ResponderExcluirOi Renata! E tem como Clarice não ser referência? Uma vez que a gente leia dificilmente vamos ler algo igual. E sempre vale a pena reler!
ExcluirBeijos!
Oi meninas, tudo bem? Diferente de outras pessoas nunca pensei que livros clássicos são chatos, pelo contrário sempre preferi lê-los ao invés de alguns mais novos. O que mais me chama atenção nessas edições é a linguagem rebuscada. Sou daquelas que ama aprender palavras novas, conhecer expressões que não são mais usadas, enfim, é um mundo completamente diferente do nosso. Um clássico que gosto muito é Dom Casmurro. Esse da Clarice ainda não li mas gostei muito da indicação. Beijos, Érika *-*
ResponderExcluirOi Érika! Também sempre amei clássicos, desde a época da escola (claro que eu era "a esquisita" por causa disso, rs). Também amo Dom Casmurro, sem dúvidas o meu livro brasileiro favorito de todos os tempos, mas não tem como deixar de amar Clarice também.
ExcluirVocê vai adorar, Érika! Leia sim!
Beijos!
Oi,
ResponderExcluirTudo? Que edição maravilhosa fico feliz que a editora se puxou para dar enfâse a esse livro. Eu só vi o filme até o momento não tive oportunidade de ler o livro ainda,mas pelo que escuto falar Clarice é uma referência em literatura então está na minha lista de desejados quem sabe algum dia.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Oi Raquel! Não deixe de conferir o livro! Eu demorei tempo demais para lê-lo e realmente acho que deveria ter feito essa leitura antes porque é transformadora.
ExcluirBeijos!
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro... Mas ainda bem que gostaste assim tanto!!
Confesso que não fiquei muito interessado na leitura, não obstante todo o teu entusiasmo. De qualquer das formas, adorei a parte gráfica que me chegou através das fotografias!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá! A edição ficou realmente linda. É uma pena que não tenha se interessado tanto. Quem sabe em outro momento?
ExcluirBeijos e obrigada!
Oie,
ResponderExcluirAté hoje não tive a oportunidade de ler nada da autora, exceto frases soltas que sempre vejo pela internet. A paixão que você usa para descrever o livro me encantou e com certeza irei anotar a dica. Também acho que devemos deixar de lado os preconceitos pois clássicos são realmente MUITO bons!
Beijos
Blog Relicário de Papel
Oi Jessica! Acho que Clarice é a autora mais citada na internet, rs, e é bem interessante saber de onde vieram todas essas frases maravilhosas que a autora tem, seu contexto. Clássicos são enriquecedores e não são tão aclamados à toa. Vale muito a pena ler! Espero que você goste!
ExcluirBeijos e obrigada!
Oi Amanda, Clarice é muito boa, mas faz tempo que não leio algo dela. A editora está de parabéns pela homenagem mais do que merecida.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Rose! Sim, a Rocco fez um trabalho maravilhoso nessa edição! E Clarice é realmente maravilhosa!
ExcluirBeijos!
Quero tanto essa edição! Esse é um dos livros preferidos. A primeira vez que eu li estava na universidade e, desde então, tenho relido algumas vez. Agora mesmo estou relendo porque estou lendo outro livro sobre escrita literária que traz A hora da estrela como referência.
ResponderExcluirBeijos
Oi Nilda! Essa edição está lindíssima! Caí de amores por ela assim que vi que seria lançada e não resisti, rs. A história também é maravilhosa e muito marcante, uma das minhas favoritas.
ExcluirBeijos!
Olá! Já tinha lido um livro de poesias da Clarice e fiquei encantada com sua escrita. com certeza esse livro deve ser o mais emocional de todos, já que ela estava doente, deve ter posto todo seu amor nesse livro, beijos!
ResponderExcluirOi Suzana! Esse livro é maravilhoso, não deixe de conferir!
ExcluirBeijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirBom, não tenho preconceito contra clássicos, e o livro me parece ótimo, mas tenho tanta coisa aqui esperando para ser lida que nem sei se conseguiria ler este.
Bjs
Oi Angélica! E não temos todos uma lista gigante de livros a serem lidos? Rs
ExcluirMas sempre vale a pena conhecer.
Beijos!
Já li o livro, mas não me recordo muito da história, mas sei que selecionou mais trechos maras. Gostei de ver você resenhando um livro que é considerado um clássico. Acho que dá um incentivo para gente deixar um pouco o preconceito ou o trauma do livros de vestibular de lado. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirOlá! Muito obrigada! Acho importante desvincular um pouco os clássicos desse terror de escola, ENEM, vestibular... Essa leitura forçada é terrível e cria muitas barreiras contra os clássicos. É importante ler por prazer, por paixão!
ExcluirBeijos!
Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade. Achei essa edição maravilhosa e gostei de ver a sua resenha sobre o livro.
ResponderExcluirOi Beatriz! Muito obrigada! Espero, então, que você se anime de ler!
ExcluirBeijos!
Nossa, li esse livro faz tempo já, e foi o primeiro livro que li da Clarice e eu por algum motivo esperava uma história bem romântica e me surpreendi em dobro com a história. Realmente foi um livro que me marcou muito e me senti triste, inspirada e mais uma porção de sentimento que Clarice nos desperta. Deu até vontade de reler com essa resenha maravilhosa.
ResponderExcluirhttps://aaquariana.wordpress.com/
Oi Cassia! Clarice é assim mesmo, nos surpreende, nos choca, nos inunda de emoção e a gente sempre acaba voltando pra ela. Beijos e obrigada pelo comentário!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirUma das minhas metas literária é ler esse livro, li comentários muitos positivos sobre e sempre tive curiosidade em ler um livro inteiro dela, tudo o que já li até hoje foram trechos de seus textos.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Oi Thayenne! Leia sim, Clarice, assim como tantos outros autores clássicos, valem a pena de serem lidos. São leituras que levamos para a vida toda!
ExcluirBeijos!
Oiii Amanda, tudo bem?
ResponderExcluirDefinitivamente eu não li esse livro ainda e sinto-me até envergonhada, gosto muito do trabalho dessa autora, mas não encontrei por um valorzinho bacana, sua resenha ficou ótima e fiquei bem curiosa para saber mais sobre seus textos e como eu iria reagir,essa edição é apaixonante!
Beijinhos
Oi Morgs! O preço às vezes é meio salgado mesmo, mas vira e mexe entra em promoção. Nunca é tarde para ler Clarice, rs. Não deixe de ler!
ExcluirBeijos e obrigada!
Olá! Eu li esse livro no ensino médio e me lembro de ter gostado da leitura, é mesmo uma história muito triste e nos faz refletir sobre todas as Macabéas que existem ao nosso redor na vida real. Mas, não fiquei assim tão encantada com a história a ponto de procurar outros textos da Clarice para ler...
ResponderExcluirBeijos
Oi Isabela! Que pena, mas será que não foi pelo momento (no caso, no ambiente escolar) que você fez a leitura? Nunca lemos o mesmo livro da mesma forma. Quem sabe em outro momento você se encante novamente por Clarice.
ExcluirBeijos!
Um livro tão famoso, seja pela autora, seja pelas polemicas que foi envolvido, e eu nunca li, aff. Eu não sei o destino da Macabéa... pode isso?!
ResponderExcluirPreciso ler e tenho que concordar que a edição está maravilhosa, lindona mesmo. Espero em breve conseguir ler.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Leia sim! Nunca é tarde, rs. Tenho certeza que você vai gostar da leitura e se sentir transformada por ela.
ExcluirBeijos!
Estou participando de um desafio da Clarice, então estou super relendo os livros e a hora da estrela é o próximo. Adorei a resenha e, sendo sincera, a sua edição é tõa linda. Estou invejando rs.
ResponderExcluirEu tenho um apreço muito grande por Macabea, ela me lembra minha avó não sei pq então eu sempre recomendo esse livro para todos que querem ler Clarice.
Oi Elisabete! É engraçado como nos identificamos com um personagem, como eles nos fazem lembrar pessoas que conhecemos... O melhor da leitura é essa troca, essa empatia, essa alteridade que ela proporciona. Você enxerga sua avó porque algum elemento da Macabéa te puxou essa memória, então cria-se essa laço emocional com a história. Que lindo.
ExcluirA edição é linda mesmo e a história mais ainda!
Beijos e bom desafio!