Olá metamorphyos! Continuando a série do detetive Cormoran Strike, trago para vocês a minha opinião sobre o último volume publicado, Vocação Para o Mal. Vem comigo que eu conto tudo. <3
# 3 Cormoran Strike | 496 páginas
2016 | Rocco | Skoob
Terceiro livro, porém não último, da série do detetive Cormoran Strike (e sua assistente Robin Ellacot), Vocação Para o Mal continua avançando pelas histórias pessoais e dramas dos dois personagens enquanto um novo caso surge: brutal, chocante e perturbador, exatamente como a nossa rainha J. K. Rowling já provou adorar.
Bom, a menos que você tenha vivido em Marte ultimamente e não tenha acompanhado os posts anteriores, você já deve saber que a maravilhosa J. K. Rowling é a autora dessa série investigativa sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
Sobre essa questão do pseudônimo, eu gostaria de esclarecer brevemente uma questão que surge quando especula sobre o motivo da escolha dela por um nome masculino. Não se trata de adotar um nome masculino por uma maior facilidade no mercado editorial, mas sim uma homenagem. Tanto Robert quanto Galbraith são nomes com significado para a autora, nomes de personalidades que ela admira desde novinha. Além da vontade de desvincular as histórias de Strike da série Harry Potter.
“Ele nunca entenderia o que o estupro fazia com os sentimentos que uma
pessoa tinha pelo próprio corpo: achar-se reduzida a uma coisa, um
objeto, uma peça de carne comível.”
O crime da vez é muito mais pessoal e dramático para a dupla: Robin recebe uma perna amputada de um entregador misterioso, num pacote endereçado a ela e com a clara intenção de mexer com os sentimentos mais humanos e instintivos deles, o terror. Junto à perna há um bilhete provocativo: "Uma colheita de membros, de braços e de pernas, de pescoços / que se viram como cisnes, como que curvados para ofegar ou rezar". Versos de uma música bastante peculiar e cheia de significado para Strike.
Mistress of the Salmon Salt - Blue Oyster Club
Ao longo do livro, a banda Blue Oyster Club é citada inúmeras vezes. Cada início de capítulo contém uma citação de uma música, sendo, no entanto, Mistress of the Salmon Salt a inspiração para o vilão da vez.
Blue Oyster Club não é uma simples banda, e essa não é uma música aleatória. Descobrimos (brevemente, sem spoilers) que a mãe de Strike era uma tiete deles e essa era sua canção favorita. Automaticamente, Strike parte numa caçada pessoal, reagindo ao bilhete e à perna amputada furiosamente e sem medir esforços. Histórias de investigação sempre parecem ter aquele inimigo principal e que é a razão da existência do investigador: a caça e o caçador.
Temos também uma participação muito maior de Robin, cada vez mais envolvida com a profissão e com soterrada em problemas pessoais. Aliás, acompanhar um pouco da vida dela é um dos grandes pontos altos do livro. Nos aproximamos muito da personagem, é muito fácil se identificar com ela e ficar na torcida a cada novo capítulo.
Com certeza Vocação Para o Mal é o meu livro preferido entre os três já lançados. A história é extremamente bem amarrada, é possível ver indícios da solução e bancar o detetive nós mesmos. A solução é perfeitamente plausível e inteligente e acompanhar toda a linha de raciocínio de Strike e de Robin é delicioso.
O perigo, por sua vez, é palpável durante todo o livro e o clima de tensão é uma novidade muito bem vinda aos livros da série. Nos sentimos na pele de Strike e Robin, ameaçados, sob constante vigilância e inseguros. Rowling dá um salto da mera investigação para o thriller e nos mostra, mais uma vez, quanto talento ainda tem a ser revelado.
“Ele pretendia infligir tanta dor em Cormoran Strike, uma dor sobre-humanamente
possível. Iria muito além de uma facada nas costas no escuro. Não,
o castigo de Strike seria mais lento e mais inusitado, assustador,
tortuoso, e por fim devastador.”
Não só sentimos a evolução na escrita da autora e seu crescimento no gênero policial como vemos também ambos os personagens ganharem mais profundidade e carisma. A sensação é a de que os livros anteriores foram terrenos férteis para experimentação. Neles, Rowling adquiriu confiança e construiu seus alicerces. Agora, em Vocação Para o Mal, a escrita do gênero já se tornou um passeio no parque: leve, fácil, fluida, confiante e eletrizante.
O próximo livro já foi anunciado, mas ainda não temos uma data de lançamento nem o título em português, mas se chamará Lethal White, ou Branco Letal em uma tradução livre. Ficamos no aguardo!
# 3 - Vocação Para o Mal
Me contem o que acharam! Já conheciam a série do Strike? Quero saber nos comentários. Boa leitura! <3
Beijos e até a próxima!
Eu li O chamado do cuco, há um tempo atrás e gostei demais desse novo gênero de livros que ela lançou, me surpreendi bastante e quero muito ler os próximos. A sua resenha só aumentou ainda mais essa vontade, fiquei com vontade de pegar eles para ler agora ahahaha
ResponderExcluirBeijos
pinguimtagarela.blogspot.com.br
Oi Diovana! Eu também me surpreendi bastante com esse novo estilo dela! Fico feliz que tenha te despertado interesse em continuar com a série! Beijos e obrigada!
ExcluirEsse também é meu livro favorito da série até o momento. Chorei com os eventos relatados acerca do passado da Robin e me senti ainda mais próxima da personagem, que é a minha favorita desde o primeiro livro. Estou ansiosa pelo próximo livro da série e pelo seriado que será lançado em breve. Sou fã da J.K. desde Harry Potter! <3
ResponderExcluirhttp://lenabattisti.blogspot.com.br/
Oi Lenise! Eu também me identifiquei muito mais com a Robin e acho que ela cresceu demais como personagem e foi muito bem explorada. Sempre gostei dela, mas nunca houve tanto foco. Também tô super ansiosa pelo próximo livro!!
ExcluirBeijos! <3
Gostei dos livros de Harry Potter dela, mas te confesso que os outros com pseudônimo deixaram a desejar. Vocação para o Mal, parece sim ser um um bom livro principalmente pra mim que AMO mistérios, mas ainda acho que fico com o pé atrás.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Helana! Poxa, que pena. Acho que isso de deve muito também à expectativa que se cria em torno dela como escritora. Quem sabe você gosta da leitura, se der oportunidade pra ela.
ExcluirBeijos!
Oii tudo bem?
ResponderExcluirQue incrível essa indicação menina, fico feliz de ver mais uma oportunidade sobre o detetive, realmente estou encantada ainda mais por causa de assassinatos, sei que seria uma ótima pedida e adoraria conhecer essa série cheio de mistérios a ser desvendados.
Beijinhos
Oi Morgana! Acho que você gostaria sim das histórias do Strike! Tem um pouquinho de romance também, que eu sei que você gosta, rsrs.
ExcluirObrigada pelo comentário! <3
Beijos!
Olá tudo bem?
ResponderExcluirEstou fascinada e perplexa ao mesmo tempo! Fascinada pela história em questão, pela onda de crimes onde o detetive e sua assistente tem que resolver sem deixar os dramas pessoais de ambos interferirem e perpllexa porque não sabia que era um pseudônimo da J.K.!! Emoji de espanto aqui por favor!!!
Enfim, eu fiquei curiosa para saber mais sobre a série e sei que li a resenha do terceiro livro (espero não ter adquirido muitos spoilers kkk) e vou procurar pelo primeiro livro para ler, pois adoro livros policiais.
beijinhos!
Oi Camila! Fica tranquila porque não tinha nenhum spoiler não, rs. Fico muito feliz que tenha gostado e se interessado, realmente é uma série que indico pra todo mundo porque vale a pena mesmo! Boa leitura!
ExcluirBeijos!
Acho que vivo em marte hehe. Não sabia que ela tinha continuado com esse estilo literário. Eu já li O Chamado do Cuco, mas não fazia ideia que havia mais livros com o mesmo detetive. Adorei a resenha! Muito legal, quero comprar os outros livros :) Beijos
ResponderExcluirOi Eduarda! Kkkk, tudo bem, pelo menos te atualizei, né? <3 Se gostou do Chamado do Cuco a boa notícia é que só melhora! Boa leitura! Muito obrigada, viu?
ExcluirBeijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEstou com o terceiro volume na minha estante já faz um bom tempo, mas ainda não tive tempo suficiente para embarcar nessa história. Gosto muito de saber que a Robin ganha mais espaço na obra e que a trama é envolvente, isso só me deixa mais empolgada. Eu já achei que em Bicho da Seda a escrita dela em romance policial tinha progredido significativamente, imagino que esse também se tornará o meu favorito da série.
Beijos
Oi Anna! Realmente vamos sentindo a evolução da escrita da Rowling no gênero policial ao longo dos livros, e o terceiro é o meu favorito. Não deixe de ler! Beijinhos e boa leitura!
ExcluirEstou louca para ler esta série, mas estou esperando pelo último livro, que espero não demore. Gostei de saber da evolução positiva não só do enredo como também da escrita.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Rose! Entendo a sua espera, rs, a gente fica ansiosa quando começa uma série e quer ler logo tudo, né? Mas não deixe de conferir os livros porque são ótimos, você vai gostar!
ExcluirBeijos!
Olá, ai poxa, eu só li o primeiro livro até hoje. Amei essa dupla, e claro que a autora consegue criar esses personagens cativantes que todos são fãs. Ainda não consegui ler nem o segundo livro, mas gostei de saber que essa nova história aprofunda mais as relações entre Cormoram e Robin. Bjs
ResponderExcluirOi Gleyse! Que bom que já leu o primeiro! A história progride bastante, tanto em trama quanto em qualidade. Você vai gostar do segundo e terceiro livros também! Beijos!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirSou doida para ler essa série, sou apaixonado por livros investigativos, e fico louca só em saber que a Rainha Rowling escreveu esse mistério. Não sei ainda porque não comecei a ler essa série, já que possuo o primeiro livro aqui, sua resenha me animou para começar a série, bom que já tem dois livros lançados rs' não tenho mais paciência para ficar esperando os lançamentos haha.. espero gostar tanto quanto.
beijos!
http://blogdatahis.blogspot.com.br/
Oi Tahis! Também espero que você goste como eu gostei! Já que você tem os primeiros livro não perde tempo, menina! Rs. Você vai adorar. Obrigada pela visita. <3
ExcluirBeijos!
Ooi!
ResponderExcluirOs únicos livros da JK que li foram os de HP, mas só por eles já temos a certeza qdo quanto ela é maravilhosa. Hahah Por isso, mesmo o gênero dessa série não sendo muito meu "estilo", tenho vontade de lê-la. Sua resenha me deixou ainda mais interessada na leitura!
Oi Catrine! Eu também não curtia muito livros investigativos, mas a Rowling mudou completamente o meu conceito. Vale a pena dar uma oportunidade. Beijos e obrigada!
ExcluirOlá
ResponderExcluirGENTEEEE! Olha essa gatinhaaaaa. Me deixa dar uns bejo nela, deixa?!?!?!?
cof-cof....
Bom, sempre vejo comentários negativos com relação a essa série, povo parece não gostar muito que a J.K. Rowling escreva outras coisas além de HP, o que eu acho besteira total.
Ainda não li o O Chamado do Cuco, nem O Bicho da Seda, então fico meio perdida quanto ao enredo, mas quero tentar me aventurar por ela, já que não fui muito fã da escrita da J.K. em HP.
Adorei a sua resenha, está muito bem estruturada e explica bem as coisas sem soltar spoilers, Parabéns!! ^.^
Beijos
Hahahah claro, Lu. Minha filhote é linda, né? E ela adora posar pras fotos, rs. <3 Olha, a escrita nem parece da mesma pessoa, é realmente muito diferente (e eu considero ambas ótimas). Dá uma chance, acho que você vai gostar sim.
ExcluirMuito obrigada pelos elogios (a Meg agradece também!).
Beijos!
Oi, Amanda!
ResponderExcluirAcompanhei a publicação do primeiro livro na época e o fuzuê em torno da descoberta da autora de HP ser a responsável, e os motivos da escolha do pseudônimo são muito legais por parte dela. Eu já não era fã de HP, e também não tenho qualquer vontade de ler essa outra série dela porque realmente não faz o meu estilo, por mais que eu esteja começando aos poucos no gênero policial, e esse pareça ser interessante, mas ainda não me chamou a atenção. Apesar disso, tem uma premissa instigante, e legal sua citação sobre os dois anteriores terem sido experimento com o gênero e agora, nesse terceiro, ela ter se firmado ainda mais na história. Valeu a dica mesmo assim.
Beijos!
♥ Sâmmy ♥
♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
Oi Sammy! Poxa, que pena que não te chamou a atenção, mas gosto é assim mesmo! Espero que dê uma chance para a série no futuro.
ExcluirBeijos!
Adorei a resenha! Eu já vi muitos comentários sobre os livros anteriores e como nunca li nada de autora (sim nunca li HP) eu super tenho curiosidade em ler! Amo trhillers psicológicos, só acho que fazer uma série me mata um pouco rs. Mesmo assim a dica está anotadissima e lerei com certeza!
ResponderExcluirOi Isadora! Menina, como assim nunca leu HP? rs
ExcluirTenho certeza que você vai gostar da série do Strike.
Beijos!
Dessa série, só li o primeiro, principalmente porque queria ver como era a escrita da JK Rowling num gênero tão diferente. Gostei bastante do primeiro, tenho que ler os próximos.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi Mari! Ela sempre se supera, nem parece a mesma autora, rs. Você vai gostar do Bicho da Seda e do Vocação para o Mal também, pode ter certeza.
ExcluirBeijos!
Eu não conhecia a série, mas achei a premissa desse volume bem interessante. A achei bem legais os seus comentários e saber também que a J. K. Rowling que é a autora do livro com um pseudônimo.
ResponderExcluirOi Beatriz! Obrigada, querida, espero que você dê uma chance pra série e se torne fã também, rs. Beijos!
ExcluirOii
ResponderExcluirNunca li Harry Potter e o único livro da autora que já li foi Morte Súbita e eu sinceramente não achei grande coisa (desculpe!) Então não tenho interesse nesta série dela.
Acho estranho se usar um pseudônimo se todo mundo sabe quem é a autora da série realmente. Um pouco desnecessário não?
Vícios e Literatura
Oi Carolina. Na verdade não era a intenção que descobrissem sobre o pseudônimo e ela até sustentou isso por bastante tempo. Eu acho bastante compreensível pois ela se aventurou em um gênero totalmente diferente do qual ela ganhou fama.
ExcluirAh, e a série não tem absolutamente nada a ver com o Morte Súbita...
Beijos.
Oiii Amanda tudo bem?
ResponderExcluirMenina eu sou louca para ler esse livro que você nem imagina, gostei muito de saber a sua opinião e achei essa gatinho uma fofura, queria um também ahahahahhahaha dica muito anotada e sei que deve ter um suspense que tirar o fôlego.
Beijinhos
Oi Morgana! Rs, obrigada! Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei!
ExcluirBeijos!
Oi Amanda!
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro dessa série, mas estou com muita vontade! Adoro a J.K. e, apesar de não ter gostado muito de Morte Súbita, quero muito ler essa outra série dela. Sua resenha ficou ótima, adorei a foto com o seu/sua gatinho(a) <3
Beijos, seguindo o blog!
Páginas Empoeiradas
Oi Karina! Muito obrigada! <3
ExcluirEu gostei do Morte Súbita, rs, mas não tem nada relacionado a essa série, é beeeem diferente. Então pode ler sem medo, você vai gostar.
Beijos!
Amanda, é meio surreal o fato de que amo J. K., mas ainda não li os livros dessa série.
ResponderExcluirO problema é que não curto essa pegada, mas por ser ela que escreve eu tenho muita curiosidade.
Talvez eu acabe dando uma chance.
Oi Déborah! Eu também não curtia e hoje ela me conquistou completamente, rs. J.K. sendo J.K, né? Não tem como não amar o que essa mulher faz!
ExcluirDá uma chance sim, você vai gostar!
Beijos!
Olá, Amanda! Tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre quis ler os livros da Robert Galbraith (J. K. Rowling), gosto do gênero policial, mistérios e investigações. Fico feliz que tenha gostado, a sua resenha ficou muito boa. Dica anotada!
Bjs
Oi! Que bom que se interessou, fico muito feliz! Você vai gostar, tenho certeza! Beijos!
ExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirLendo sua resenha fiquei com saudades do Strike hahaha!
Só li o primeiro livro e tenho o segundo, mas estou louca por este!!
Bjs
Oi Angélica! Como não sentir saudade do Strike? Eu já estou toda chorosa porque ainda não tem uma previsão pro próximo lançamento, rs.
ExcluirBeijos!
Esta é uma série que muito me interessa, mas que não li ainda. É ótimo perceber uma evolução não apenas na escrita, como também dos próprios personagens. Inicialmente eu pensei que seriam 3 livros, mas me enganei né?
ResponderExcluirBjs Rose
Oi Rose! Pois é, também pensei que seriam três, mas parece que ainda teremos muito do detetive Strike pela frente (que bom! <3).
ExcluirBeijos!
olá, acho que sou uma dessas marcianas pois não conhecia a obra nem sabia que era da Jk, fiquei curiosa apesar de não ter o costume de ler esse genero, mas obrigada pela dica irei procurar pelo 1.
ResponderExcluirxoxo
Oi Janiele! Hhahaha, espero que você goste da série!
ExcluirBoa leitura! Beijos!
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas me interessou de mais, gosto de livros assim, é gosto ainda mais desse ar de tensão que algumas narrativas carregam.
Beijos.
Olá! Fico feliz que tenha te interessado, espero que curta a leitura!
ExcluirBeijos!
Olá!
ResponderExcluirEu li apenas o primeiro livro dessa série e fiquei apaixonada. Muito legal saber que o terceiro volume é ainda mais tenso e misterioso, e com certeza sua resenha ajudou a colocá-lo mais para cima em minha lista de leitura. Adorei a sua resenha!
Beijos.
Oi Carolina! E tem como não se apaixonar pelo Strike e pela Robin? Já estou com saudades deles, rs.
ExcluirMuito obrigada, espero que você continue gostando da série!
Beijos!
Nossa não conhecia esses livros dela e não sabia porque da pseudônimo masculino mas achei bem legal a homenagem.bjssss
ResponderExcluirOlá! Rsrs, tudo tem um porquê né? Fico feliz de ter te apresentado essa curiosidade.
ExcluirBeijos!
Caramba, esse livro parece ser incrível! Nunca li HP (não me desperta o interesse sabe? haha) mas adorei o tema desse livro, eu com certeza leria/lerei e vou colocar na minha listinha!
ResponderExcluirBeijos,
http://www.nomundodaluablog.com/
Oi Aline! Leia sim, a série é maravilhosa e me parece estar só melhorando!
ExcluirBeijos!