Segue a gente lá no Insta!

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Um papo sobre RPG e jogando em Stream

  Olá metamorphyos! Como vocês estão?! Hoje quero falar com vocês um pouco sobre RPG de mesa, de alguns benefícios que ele nos traz e falar um pouco da minha experiência com essa modalidade de jogo e também de como foi minha primeira experiência jogando um RPG em stream. Então, continua comigo pra saber mais sobre esse incrível universo que é o RPG!
  Do ponto de início primário, um resumo rápido e prático do que é RPG para quem não sabe: 
  Mas vamos aos pontos que queria levantar neste post: o porque acho importante a prática saudável de se jogar RPG.

  - O RPG te estimula a ler. Acredite, por mais noção que você tenha do sistema que irá jogar, você sempre se pegará lendo algo para tirar alguma dúvida que bate ou para relembrar algo.

  - Além da leitura, sua interpretação, percepção e criatividade melhoram. Lidar com as situações impostas durante o jogo e se colocar com uma personagem diferente fazem você pensar - outras vezes fazem você fritar seu cérebro - para encontrar as soluções necessárias.

  - Você pode realizar feitos incríveis e mirabolantes com todos os efeitos 'visuais' que você - e o mestre - se permitir a criar!
Seja um caçador astuto, um valente cavaleiro, um nobre clérigo, um poderoso mago ou um furtivo ladino.

  - Socialização. Não dá pra negar, é impossível jogar RPG e não ter interação social. Deste modo, mesmo que acabemos por ter um grupo tantas vezes formados, conhecemos pessoas novas mesmo que seja para troca de informações e esclarecimento de dúvidas.

  - Se socializar faz parte, trabalho em grupo é outro ponto em alta.

  - Lembre-se, é um jogo: tem de ser saudável! Não adianta se irritar, não é pra dar briga, às vezes vai depender muito da sorte de todos por melhor que vocês tentem fazer.

  - Todo mundo sempre aprende algo. Seja como jogador ou como mestre sempre aprendemos algo novo. Seja lidando com situações adversas ou solucionando-as, ou até mesmo ajudando com algo que pode ser aplicado em outras áreas.

  - Talvez para quem veja de fora não seja tão incrível e divertido como para quem esteja participando do jogo. Acho que vale a pena quem nunca experimentou essa modalidade de jogo estar jogando ao menos uma vez para ver como funciona, na dinâmica de jogo é algo muito diferente.
Humanos, elfos, anões, helflings, draconatos...
  E por favor, não acreditem quando falarem que é um jogo do demônio, que influência a coisas ruins. Se uma pessoa tem tendências a fazer coisas erradas e ruins ela vai fazer e dirá que foi influenciada pelo Bob Esponja, então, por favor...

  Outra coisa bem bacana é que qualquer idade e pessoa pode estar jogando, desde que já tenha uma noção de leitura, que ajuda muito, pode estar jogando uma aventura que se adapte a idade e o ambiente desde que tenha boa vontade e interesse!

  Agora, falando da minha pessoa, meu primeiro contato com RPG foi no formato PBF (digamos que e o RPG escrito!) através de fórum, joguei muito tempo no fórum da Fale RPG, local aonde aprendi muito e conheci muitas pessoas. Mesmo assim, respeitando sistema e interpretação. Depois de alguns anos tive a oportunidade de jogar presencialmente, e nos últimos anos conseguir reunir alguns amigos e formar uma 'mesa' mesmo que casual. Então a gente passa a ter um pouco de ideia do que fazer enquanto joga mas, estar entre conhecidos e num ambiente que você está acostumado é algo muito mais tranquilo.
Ficha - Sistema Tormenta

  No mês de fevereiro deste ano, o site Casa Velha RPG realizou um especial aonde quase todos os dias do mês seriam transmitidas stream de partidas. Tive a honra de ser convidada de poder participar de uma partida dual shot (uma aventura que tem início, meio e fim apenas em dois encontros). Posso dizer que a cabeça da pessoa aqui quase explodiu devido ao misto de ansiedade, nervoso, dúvida e felicidade.
  Por sorte tanto mestre quanto meus colegas de mesa foram incríveis e pacientes! O tema do RPG foi baseado no universo de Overwatch e, nós fomos o legado, a próxima geração, os Youngwatch. O sistema de jogo utilizado foi o de Mutantes e Malfeitores que até então eu nunca havia jogado.

  Agora, se aventurar a jogar em stream foi algo totalmente diferente par mim. Foi sair totalmente da minha zona de conforto. Acho que já falei em outras ocasiões sobre ter problemas em falar em público e o quanto o blog já me ajudou com isso. No início, gravar os vídeos para o canal era algo assustador mas que melhorou com o tempo. Massss, jogar ao vivo algo que é novo para você, bom, chega a ser aterrorizante porém, valeu absurdamente a experiência mesmo com medo de jogar errado e mal. Se eu não tivesse me arriscado nessa aventura, teria perdido uma oportunidade incrível. Foi a oportunidade de conhecer um sistema novo, com pessoas novas, um cenário que eu fiquei encantada e que valeu a pena o tempo para montagem de ficha e conhecer, mesmo que não tão a fundo, o sistema.
Junte seu grupo de amigos e aventureiros por mundos jamais explorados!
  Caso vocês queiram saber mais, indico esse canal: Formação Fireball, onde eles explicam de forma clara classes e sistemas. O site Taverna do Elfo onde vocês encontram muito conteúdo, sistemas, adaptações... E esses dois fóruns para jogar online, não como mesa mas como pbf que é escrito e interpretado: Fale RPG e Casa Velha RPG.

  E claro, eu não poderia deixar de compartilhar com vocês os para os dois dias de stream que jogamos, são quase 9 horas de jogo mas quem animar de ver =p

   

E vocês metamorphyos? São jogadores de RPG? Sim? Não? Ficaram curiosos? Qual seu sistema favorito? E sua raça favorita?! Me contem!

E aqui o meu agradecimento especial ao pessoal do
Casa Velha pelo convite. Ao mestre Ximu que com
toda paciência do mundo me aceito na sua mesa e
nos deu uma aventura fantástica. Aos meus
companheiros de mesa Cristiano e Lívio. A minha
amiga Carol que também estava comigo na mesa
e pra me socorrer nas dúvidas e nos momentos
de desespero e por me apresentar esse universo
que é o RPG.
Beijos e até!

Bru.
 

5 comentários:

  1. Gostei de saber um pouco mais do assunto. Já ouvi falar muito desse jogo Overwatch.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeny! Tudo bem com vc?! =D Fico feliz que tenha gostado =) RPG é super legal e, Overwatch um game on line super divertido! Beijos linda!

      Excluir
  2. Jogo RPG escrito desde os meus 12 anos e sou apaixonada, gostaria muito de ter mais tempo para jogar ainda mais.
    Nunca joguei RPG de mesa, mas tenho muita vontade de jogar e conhecer, deve ser incrível e ainda mais emocionante.
    Amei amei o post, super parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva! Tudo bem ctg?! É uma delícia não é? Jogar RPG faz super bem, jogar escrito é na minha opinião ainda mais criativo pois você consegue descrever tudo muito melhor e tem um tempo maior para isso <3 Sim, é super emocionante, é engraçado tbm pois às vezes a gente fica na dúvida de como se colocar no personagem! Fico feliz que tenha gostado <3 obg pelo carinho! Beijos beijos!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!