quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Trilhas Sonoras de Games

   Olá, metamorphyos! Hoje é dia de games! Mas vocês já pararam para se perguntar como seria jogar sem som?? Vamos falar um pouco sobre trilhas sonoras, então! O que são, as mais marcantes, aquelas bem épicas mesmo! Vem comigo! <3

   Considera-se que todo o conjunto sonoro do jogo, do filme, da série, de qualquer produção com áudio, é a trilha sonora. Não apenas músicas, mas também ritmo da fala, efeitos sonoros... enfim, se fez som já está dentro da definição.

   Muitas vezes nem nos atentamos para essa questão nos jogos, e acredite: isso pode ser proposital. Um dos objetivos é trazer a experiência de imersão e ambientação da história, ou seja, nos transportar para dentro do mundo virtual. Então passar despercebido não é um defeito da trilha sonora, e sim uma forma sutil de conduzir o jogador.

Quem não se lembra da musiquinha do Mario??
   Sabe aqueles barulhinhos irritantes dos videogames antigos? Sim, eu sempre tive uma certa agonia dos sons, mas era impossível jogar sem eles! Eles também são trilha sonora. Nesse caso, era necessário marcar movimentação e sentidos. 

   Já nos tempos atuais, ainda temos sons para movimentos, ataques, feitiços etc, porém com uma qualidade muito superior e diversas possibilidades. É preciso que esses sons sejam recebidos de forma natural pelos jogadores e que não atrapalhe o sua concentração.
Quem era #teamsonic? Eu era!!
   E, finalmente, as músicas! Cada música é escolhida para nos levar pela história da forma como os roteiristas e produtores a pensarem. É necessário que o jogador "entre no clima" a cada fase, mapa, estágio do jogo. Os combates também costumam ter uma música antes para nos avisar do encontro iminente com inimigos e durante, para dar toda a tensão e animação que a luta requer.

   Assim como nos filmes, momentos de mistério e suspense são acompanhados por uma música característica, carregada de expectativas, enquanto momentos de ação pedem por uma sonoplastia agitada. E o terror? As trilhas sonoras dos jogos de terror também são inconfundíveis e, por si só, já são de arrepiar. Geralmente num tom mais triste, até mesmo melancólico e assustador.

Trilhas Sonoras Dignas de Nota

   Algumas trilhas sonoras clássicas e atuais que ficaram marcadas e que merecem ser mencionadas! Quem sabe vocês já jogaram algum desses jogos, metamorphyos?

1. Mario
Clássico é clássico, né?

2. The Legend of Zelda - Ocarina of Time
Dá pra viajar ouvindo a trilha sonora de Zelda, rs. 
E só pra lembrar: Zelda é a princesa, viu gente?

3. Silent Hill 
Considerada uma das melhores trilhas sonoras de terror feitas até hoje.
Deus me livre!

4. Resident Evil
Quem fica angustiado só de ouvir bate aqui! o/

5. Mass Effect

Uma musiquinha intergalática para quebrar o clima de terror, rs.
E uma das minhas trilhas sonoras favoritas!

6. Fallout 4

Meu deus essa música é muito chiclete! Impossível não jogar cantando junto, rs.
Fallout 4 é cheio de músicas retrô maravilhosas! <3

7. Dragon Age Inquisition

Quando o jogo inicia com uma música dessas você já tem certeza que vai ser um jogão!
Jogo preferido, trilha sonora preferida, sou suspeita pra falar, mas deixo aqui pra vocês julgarem.

   Então é isso, metamorphyos! Seja para causar medo, apreensão, nos preparar para a batalha ou nos inspirar, as trilhas sonoras nos jogam diretamente dentro da história. São as grandes responsáveis pelas sensações que os games nos causam e mexem com nossos sentidos a todo momento. Sem elas, nem metade da magia que cerca o mundo dos jogos seria possível.

   Me contem o que acharam! Gostaram de alguma? Já jogaram algum desses games? Querem me indicar outros? Fiquem à vontade. <3

Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!