sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Sexta-Feira 13 - Conheça a História

  Boa noite metamorphyos! Como vocês estão?! Hoje temos uma bela sexta-feira 13 - para muitos, um dia de azar. Mas você sabe o motivo da data ser relacionada ao azar?! Então, vem comigo metamorphyos e vamos conhecer um pouquinho mais sobre a temida sexta-feira 13.

  Apesar de muitos considerarem o número 13 um número de sorte, quando este cai numa sexta o jogo vira. Então vamos as historinhas que envolvem o motivo de ser considerado um dia de azar.

  Começando pelo cristianismo, a última ceia que Jesus fez contava com seus 12 discípulos. Logo seriam 13 pessoas. E aí, após ser traído por Judas, Jesus foi crucificado no dia seguinte: uma sexta-feira.

  Outro que também não teve boa sorte em banquete foi Odin, na mitologia nórdica. Odin promoveu um banquete chamando 12 dos deuses mas não convidou Loki. Este que já é o deus da discórdia e da trapaça não ficou nada feliz em ser passado para trás e adivinha?! Foi lá tirar satisfação disso e deu muito errado afinal, um dos 12 deuses presentes acabou morto.
Loki, pode almoçar lá em casa <3
  Aprenderam metamorphyos? Nada de banquetes com 12 amiguinhos ok?!

  Frigga, a esposa de Odin, também não tem muita sorte com a data. Para converter os povos ao cristianismo, a igreja a acusou de envolvimento com bruxaria. Então, zangada com isso, ela se juntou com outras 11 bruxas e o próprio demônio para saírem todas as sextas para rogarem as pragas e desgraças sobre a humanidade. E, além disso, 13 é o número que compõe a quantidade de bruxas de um clã.
Frigga.
  Voltando ao cristianismo, a sexta estava com a 'bruxa solta' e acredita-se que Adão e Eva comeram o fruto proibido neste dia da semana. Além de Caim ter matado Abel também numa sexta.

  Então vamos a uma lista de curiosidades sobre essa data tão carismática:
Azar é cruzar no caminho de humano que acha que EU dou azar...
- Sabia que existe uma fobia para o medo em excesso desta data? E se chama paraskevidekatriafobia. De origem graga, 'paeaskeví' significa 'sexta-feira' e 'dekatréis' que significa 'treze'.

- Em Roma, o número 13 representava morte e destruição, além do próprio azar.

- Lembra da Frigga que citei ali em cima? Bom, do nome da deusa do amor e fertilidade surgiu o termo 'frigggadag' e depois 'friday' que em inglês é sexta-feira.
- Sabe por quê o 13 é considerado um número ruim? A numerologia cita o número 12 como o número completo, o perfeito: os 12 apóstolos, os 12 meses, as 12 horas... e o 13 vem para quebrar esse equilíbrio perfeito, ele traz a transgressão.

- A tensão e as superstições em volta da data é tão grande que a revista Nacional Geographic anunciou que os EUA perderam algo em torno de 900 milhões de dólares pois os investidores não fechavam negócios nesta data!
Quanto dinheiro não é perdido por superstição?!
- Na Terra do Tio Sam ainda temos mais! Alguns hospitais e hoteis não possuem o décimo terceiro andar (vale ressaltar que lá no Japão eles também têm disso mas, com o número 4).
Onde foi parar o décimo terceiro andar?!
- Se somarmos a data 11 de março de 1970 temos como resultado o número 13. Essa foi a data de lançamento da Apollo 13, que foi lançada às 13horas e 13 minutos.

- Depois disso tudo, fique tranquilo e se considere uma pessoa de sorte se você estiver vivo em 2032 afinal, terá sobrevido a 32 sexta-feiras 13!

  E vocês metamorphyos, como lidam com a sexta-feira 13?! Possuem algum ritual para se livrarem do azar ou para vocês é apenas mais uma data normal?! Conhecem alguma outra curiosidade bizarra? Já tiveram alguma experiência ruim nesta data? Me contem!

Beijos e até!

8 comentários:

  1. Acho bem legal todas essas curiosidades em trono da data mas para mim é só uma data, mas prefiro deixar minha gata branca bem guardada assim como faria se tivesse gato preto, tem muits gente louca por aí.bjss amei todas as curiosidades principalmente sobre a esposa de Odin e suas amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Su ^^ td bem ctg?! Sim, concordo, mas acho legal as histórias rsrsr e sei la, não vejo como algo negativo mas acho que tem sua magia a data. AH, cuida da sua gatinha, tem msm mt gente cruel =/ povo não pensa, são apenas bichinhos inofensíveis <3 Fico feliz que tenha gostado ^^ beijos linda!

      Excluir
  2. Eu sinceramente não me incomodo com a sexta 13.O número do meu apartamento é 13 e nunca nos trouxe problema.O que me incomodo é com pessoas ignorantes que usam essas datas para sacrifícios de animais em rituais.Isso me entristece.Cada um com sua religião,mas qual a necessidade de se usar animais?para mim é falta de amor próprio principalmente.Adorei seu post esclarecedor sobre desmistificar crenças sobre a data,eu não tinha conhecimentos de algumas.Muito bacana!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata ^^ td bem ctg?! Eu tbm não tenho problema algum, acho engraçado sabe. E super concordo ctg, morro de dó dos animais. É mt crueldade, é aquilo: azar msm é cruzar com um ser humano idiota u.u Mas fico feliz que tenha gostado do post, a gente vê que as superstições são tão antigas né? Beijos linda!

      Excluir
  3. Bruna amei demaaais essa postagem! Eu reparei que aqui eles nao gostam de colocar o 13 em alguns edificios kkkkkkkk e essa do numero 12 ser perfeito, agora tudo faz sentido, meu ani e em um dia 12 kkkkkkkkkk super interessante essa sua postagem e ah! Ja que reconheco em vc uma mente curiosa, sabia que em alguns paises latinos o que da azar nao e a 6af 13 e sim a 3af 13??? Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mai ^^ td bem ctg?! Tá vendo, vc é sortuda, nasceu num dia completo e perfieto ^^ (é, vc nasceu né? acho que pra vc é perfeito msm XD) Fico feliz que tenha gostado ^^ Adoro curiosidades menina! Já ouvi falar nisso, acho que vou pesquisar depois o pq deles acharem que é sorte, vai que tbm tem alguma origem bacana ^^? obg, adorei <3 beijos linda!

      Excluir
  4. Que interessante. Eu realmente sempre tive curiosidade a respeito de saber desenrolar da sexta-feira 13 porém sempre tive preguiça de pesquisar haha.

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane ^^ td bem ctg?! Há mais histórias em volta sabe, mas se fosse colocar tudo iria ficar um post imenso. Mas todas as histórias são muito antigas e é interessante como a superstição passa por tantos anos! Beijos beijos!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!