sábado, 7 de outubro de 2017

Jiang Shi - Você sabe o que são?

  Olá metamorphyos! Como estão?! Vocês sabem o que são Jiang Shis? Vamos falar um pouco sobre esse ser sobrenatural da cultura chinesa que talvez por aqui não seja tão conhecido. Então, vem comigo saber um pouco mais sobre eles.

  Jiang Shi na verdade significa algo como 'cadáver rígido' e muitas vezes são comparados com os vampiros e zumbies ocidentais.

  E se vocês curtem histórias metamorphyos, as primeiras lendas sobre esses seres são antigas. O surgimento desses seres acontece quando por algum motivo seus espíritos não conseguiram seguir em frente. Sendo assim, normalmente são pessoas que tiveram mortes trágicas ou inesperadas. Quando as pessoas perdiam seus entes queridos em locais afastados de casa e não possuíam condições de pagar o transporte do seu corpo, sacerdotes taoístas eram incumbidos de levá-los. Os sacerdotes carregavam os corpos em pé, enfileirados, amarrados uns aos outros e, para facilitar ainda o transporte, bambus eram usados sob seus braços. Assim, quem visse a cena tinha a impressão que os Jiang estavam 'saltando'. Eles também acreditavam que ver tal procissão causava azar e por isso anunciavam sua passagem com sinos sempre sendo realizado à noite.
Jiang Shi são retratados muitas vezes em animes e jogos como por exemplo no jogo Ragnarok os monstros Bongun e Munak.
  Como suas almas não ficaram em paz, eles acabam por retornar a vida. No Livro 'Yuewei Caotang Biji' de Ji Xiaolon isso era possível através de artes sobrenaturais; quando outro espírito se apossava do corpo morto; quando o corpo não é enterrado e um raio o atinge; quando uma gata grávida ou um gato preto saltasse sobre o caixão; quando a morte é traumática ou o espírito quer causar problemas nosso conhecido polterghaist ou até mesmo sendo amaldiçoado por um Jiang já existente quando este toca a vítima de algum modo. Tenso não?

  Além da característica de estarem sempre 'saltando' há outras curiosidades relacionas a eles:
- eles trajam roupas da época da Dinastia Qing.
Um misto de vampiro e zumbie.
- podem variar de um cadáver normal a algo grotesco em decomposição.
- são pálidos (por já estarem mortos) e não toleram o sol, assim aparecem durante a noite.
- mesmo mortos, cabelos e unhas ainda continuam a crescer.
- além de pálidos, a pele varia do tom branco ao verde devido aos fungos que os cadáveres possuem.
- as histórias variam entre serem bebedores de sangue e sugadores de energia vital.
-  por estarem mortes, são seres rígidos.
- são cegos mas sentem suas vítimas pela respiração.

  Depois disso tudo, ainda há os modos como esses monstros podem ser 'enfrentados' que é a utilização de espelhos pois acredita-se que não aguentam tal feito (o que é bem controverso se eles são cegos...); madeira de pessegueiro para purificação; o canto de um galo ao amanhecer ou o tradicional tacar fogo que resolve. Mas acredita-se que o mais eficaz seria um selo ou amuleto colocado por um monge taoísta, este que inúmeras vezes vemos em suas ilustrações.


Jiang Shi com selo taoísta. Detalhe para as unhas que não pararam de crescer.
  E vocês metamorphyos? Já conheciam esse ser da mitologia chinesa? O que acharam dele? Consegue assustar de algum como os seres sobrenaturais mais conhecidos? E bom, acredito que se um dia se deparar com um desses o cheiro também não deve ser lá dos melhores não é? Me contem o que acharam e se conhecem alguma outra curiosidade!

Beijos e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!