segunda-feira, 30 de outubro de 2017

É Hora do Duelo! Filme: IT (1990) x IT (2017)

  Olá metamorphyos! Como vocês estão?! Vamos a um duelo de gigantes: nossas duas versões de IT do mestre Stephen King. Então, vem comigo pois vou falar o que achei de cada uma das versões lançadas.

  Para começar, quero deixar claro que infelizmente não li o livro do mestre Stephen King e, mesmo sabendo que há várias passagens do livro que nenhum dos dois filmes mostrou - assim como todo filme adaptado de livros acaba por omitir passagens - irei focar apenas nas comparações do filme de 1990 e do filme deste ano, 2017. Então sem mais enrolação, vamos começar!

  It (1990) - Com suas longas 3 horas e 12 minutos, o primeiro filme, para época, tenho certeza que foi excelente. Confesso que fui assisti-lo esse ano justamente porque iria ver o remake e ,metamorphyos, esse clássico ainda dá sim seus sustos e deixa aquela sensaçãozinha de agonia.
  Fui assistir o filme sabendo mais ou menos o que me aguardava. O filme nos conta a história dos sete amigos que moravam na pacata cidade de Derry. Quando George, o pequeno irmão de Billy desaparece de forma misteriosa, os sete amigos começam a perceber uma série de outros sumiços de formas estranhas e intrigantes na cidade que envolviam principalmente crianças.

  Conforme iam se aproximando cada vez mais da Coisa, eventos estranhos aconteciam. Logo descobriram que a Coisa possuía um nome, Pennywise, o palhaço dançarino.

  O filme basicamente se passa entre eventos presentes e no passado enquanto os integrantes do grupo eram crianças e se depararam com este ser pela primeira vez. O fato interessante aqui é que mesmo depois de adultos eles continuam a ver o Pennywise quebrando a ideia de que apenas as crianças eram afetadas pro ele.
  Eles também descobrem que Pennywise é um ser que surge a cada 27 anos e todas as vezes que ele surgiu diversas coisas estranhas ocorreram na cidade. E esse período é o ciclo que It sai para se alimentar.

  Há o desenrolar do filme nessas idas e vindas até que finalmente encontram o danado e o enfrentam, derrotando-o agora depois de adultos. E aí descobrimos que o palhaço não é bem lá um palhaço. E fim de filme.

Título Original: IT
Título em Português: IT - Uma Obra Prima do Medo
Ano: 1991 (lançado para TV)

  It (2017) - Com 2 horas e 15 minutos de filme, o filme deste ano foi dividido em duas partes e nesta primeira nos deparamos com o nosso grupo de sete amigos durante crianças. Logo, a fase infantojuvenil deles foi melhor explorada explicando melhor os eventos passados e talvez por isso não ficando tão confuso quanto o antigo em algumas passagens.

  Basicamente o desenrolar é o mesmo: George some, outras crianças começam a sumir, descobrem que a Coisa surge a cada 27 anos e eventos estranhos ocorrem. Porém como disse, o filme mostra a infância deles e o filme se encerra quando eles juram que se Pennywise voltar, eles também voltariam para finalmente dar fim ao ser do mal.
 
Título Original: It
Título em Português: It - A Coisa
Ano: 2017

  Bom, acho que deu pra entender mais ou menos o que ocorreu nos dois filmes certo? Precisamos esperar a parte dois do remake mas vamos as comparações e o que achei.

  Como disse, o primeiro filme de 90 com certeza foi um clássico, hoje se vermos teremos efeitos ultrapassados mas o que não ofusca a atuação de Tim Curry dando vida com maestria ao temido Pennywise. Mas Bill Skarsgard trouxe um lado totalmente macabro e mais sinistro para o personagem, tendo assim também uma interpretação digna.
  Apesar das três horas do primeiro filme, acabei por achar o fim corrido, como se tudo se arrastasse e no final um corrida para se explicar como It foi derrotado e pronto. O fato de termos duas partes agora nos aprofunda melhor na história.

  Então acho válido assistir o primeiro filme, é bom sim, considerando há quanto tempo foi lançado mas achei o remake muito bom. Aliás, bom é algo que precisa ser frisado aqui pois há vários ramakes que estão saindo que, apesar de novos, não conseguem superar seus clássicos.
  Não falei muito ali em cima do filme novo pois quero levantar os pontos aqui pelos quais achei este melhor. Além de ser mais detalhado o período da infância - e os atores mirim tiveram uma atuação brilhante! -deles, mostrando as dúvidas e conflitos da idade além dos problemas de cada um, o fato de mostrar que Penny toma forma dos medos e não apenas de palhaço foi sensacional. Dá muito a ideia de que It é como um bicho papão que atormenta a vítima para que o medo amacie sua carne e finalmente se alimente dela. Outro ponto é que no filme novo eles mostram as pessoas 'flutuando' e como isso ocorre, explicando o flutuar dos balões do Penny.

  E qual dos dois Pennywises eu prefiro? O novo. Totalmente macabro, sinistro, medonho, com cara de psicopata!
Nossas crianças <3
  Agora esperemos a segunda parte para finalmente ver se o desfecho do palhaço dançarino será melhor explicada e o que ele realmente é.

  E vocês, metamorphyos? Viram os dois filmes? Qual vocês preferiram e por quê? Leram o livros? O que muda bem do livro para os filmes? Me contem!

Beijos e até!


2 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar do filme original, e só soube que teve outro Penny Wise por conta dos memes que circundam a internet rsrs. Enfim, eu gostei muito primeiro filme, e fiquei com vontade de assistir ao primeiro para comparar os dois. E acredita ou não, eu não fazia a menor ideia de que o remake foi dividido em duas partes. Tomara que a próxima seja legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Analu ^^ td bem ctg?! O antigo é um clássico, muita gente curte. Como disse, o primeiro é mais corrido, mas vale a pena, tente ver com olhos de produções passadas ok? Assista aos dois, vale a pena, a obra é boa e deixa a gente bem aflito viu. Espero que goste ^^ beijos linda!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!