segunda-feira, 10 de julho de 2017

Resenha: O Rei do Inverno

   Olá, metamorphyos! Como vocês estão, curtindo o inverno? Não tem época melhor pra se enrolar nos cobertores e ler um livrinho, né? E hoje eu trouxe pra vocês uma indicação com um nome bem sugestivo: O Rei do Inverno - Bernard Cornwell. Vem comigo que eu conto pra vocês sobre esse livro incrível!

 O Rei do Inverno é o primeiro livro da trilogia As Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, e reconta a nossa tão conhecida história do Rei Artur. É uma ficção histórica, ou seja, utiliza dados reais, fatos comprovados, com elementos de ficção. O autor, Bernard Cornwell, aliás, é especialista em romantizar acontecimentos passados com seus personagens carismáticos e narrativas empolgantes.
"Mas o destino, como Merlin sempre nos ensinava, é inexorável. A vida é uma brincadeira 
dos Deuses, costumava dizer Merlin, e não existe justiça. Você precisa aprender
 a rir, disse-me ele uma vez, ou então vai simplesmente chorar até morrer."

   A história é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Derfel. Ainda uma criança, conhecemos outros personagens com quem ele tem contato, como Merlin e Morgana. Nenhuma novidade até aqui, mas não pense que são as mesmas figuras que já estamos cansados de conhecer. Cornwell nos apresenta um mundo de paganismo e superstições, mas o seu Merlin não é um bruxo ou um mago, apenas um sábio, algo como um xamã, e sem dúvidas ligado ao deuses. Morgana, por sua vez, é completamente diferente da irmã sedutora como sempre é retratada.
"Não que importe em que Deus um rei acredite – disse-nos ele antes de marcharmos -,
porque um rei deve aprender a lutar, e não a rezar."

   Conforme Derfel cresce e se torna um homem, um guerreiro, vamos conhecendo mais desse novo mundo de Artur. Aliás, cadê o Artur?! Derfel o conhece como um grande guerreiro, vaidoso, experiente, inteligente e um líder venerado por suas tropas, e decide que seu lugar é ali com ele, lutando por ele. Essa não é uma história do Artur. É uma história sobre o Artur, um Artur diferente, um Artur amigo, companheiro de batalhas e guerras, um Artur soberano e amado. É uma história sobre lealdade, guerreiros, fé, inspiração e luta - luta pela sobrevivência, pela não dominância, pela perpetuação de uma cultura e de uma religião.
   Eu falo sobre sobrevivência porque no período provável em que Artur viveu, os bretões, o povo que vivia na Britânia muito antes de sequer se cogitar a possibilidade de uma Inglaterra (aproximadamente no ano de 540 d.C.), estavam sendo invadidos e dominados pelos saxões, que vieram da região da Germânia (hoje Alemanha) e rapidamente ganharam território. O paganismo estava sendo ferrenhamente condenado pela Igreja Católica e os registros da época são escassos. Chama-se esse período de Idade das Trevas, pois quase nada se sabe sobre seus acontecimentos.
   É nesse contexto que temos Artur. Provavelmente é a história mais aproximada da realidade que já foi escrita e contada até então, e a mais bonita que já conheci. Derfel nos conta a história de forma tão devotada e íntima que nos sentimos ali, dividindo a mesma parede de escudos de Artur. Sentimos a admiração e o fervor em cada vitória, sofremos as mesmas dores, rimos o mesmo riso desse protagonista que ganha o coração de qualquer um que tem a oportunidade de ler essa trilogia maravilhosa.
"Cada líder depende de bons homens para a sua reputação."


   Mas não pense que é um mero relato histórico cheio de sangue e violência apenas. A guerra está presente o tempo todo, até porque foi um período conturbado, mas não é o objetivo do livro. Temos amores, paixões, ódio, vingança, tramas complexas cheias de traição e vários fatos interessantes apresentados. Recomendo a todos que gostem de uma narrativa, e não preciso nem dizer que é uma leitura obrigatória para os fãs de Artur.

Trilogia As Crônicas de Artur - Bernard Cornwell
#1 - O Rei do Inverno
#2 - O Inimigo de Deus
#3 - Excalibur

Ano: 1995 | Páginas: 546
Editora: Record
Disponível no Kindle Unlimited


   Espero que tenham gostado da indicação! Me contem o que acharam! <3

Beijos e até a próxima!

42 comentários:

  1. Me pareceu ser um bom livro, ainda não conhecia.
    Só com este post super amei.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia mas adorei a su resenha sobre o livro parece ser muito bom e gostoso de ler .. vou procurar por ele

    ResponderExcluir
  3. eu gosto muito de triologias de livros adoro livros que contem uma boa historia de guerras mais que envolve muitas coisas alem disso faz com que a historia si torne emocionante gostei da resenha

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro, me interessei.
    Ótima resenha, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha é mt boa, parabéns! Eu baixei esse livro, mas ainda não li. Eu tinha corrido atrás dele depois que saiu o filme Rei Arthur, que dizem tb contar uma história semelhante ao Arthur real. Não sei se ele foi baseado em Rei do inverno, mas eu gostei bastante tb.
    Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia esta trilogia mas não é um género de livro que goste muito, prefiro policial, thriller, suspense e algum romance.
    Mas gostei da tua resenha. :)

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Eu amo Bernard Cornwell e amo Rei Arthur. E esse do autor está fantástico!
    Por enquanto só li o primeiro livro e espero em breve ler os outros.
    Sua resenha ficou fantástica, passou bem tudo o que a história traz.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adoro livros de ficção histórica!
    Meu tempo anda bem limitado pra leituras de livros de romances, hoje são mais artigos, artigos e mais artigos científicos.
    Sinto saudades de uma leitura gostosa, que me prenda ao livro com sede de acabar!
    Obrigada pela dica.

    Me visita se puder: www.oxentebonita.com

    Ah eu amei seu cantinho, vou seguir pra vim mais vezes sem ser pela interação, gostei muito daqui. :*

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha. Tenho os eBooks desses livros mas não li ainda. Parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sua resenha está incrível (aliás, seu blog é muito lindo!), mas esse não é um gênero que eu curta ler. Talvez eu me arriscaria por ter uma narrativa romantizada, como mencionou. Quem sabe eu dê uma chance em breve?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é bem grosso né? hehe Mas amei a resenha, adoro livros de bruxos e essas coisas..
    adoreia capa do livro é bem legal.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já li esse livro há alguns anos e fiquei encantada com a escrita de Cornwell, que descreve uma batalha como ninguém. Infelizmente não terminei a trilogia mas ler a sua resenha reacendeu a vontade de saber o que acontece nos demais livros, mesmo eu não gostando muito da história do Rei Arthur. Aliás, não ser o próprio Arthur o narrador da trama foi o que mais me interessou de início haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Amanda! Já tinha ouvido falar dessa trilogia, só não tinha me interessado tanto por ela. Vou correr atrás do prejuízo. rsrs
    Tem outra "série", As Brumas de Avalon (que na verdade é um livro único mas foi publicada aqui com quatro volumes), que retrata uma história arturiana mais romantizada e protagonizada por Morgana. Muito diferente da série As Crônicas de Artur, também recomendo.
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Eu não conheço muito da história do Artur, tive contato apenas pelos livros de As Brumas de Avalon. Há um bom tempo estou namorando essa trilogia do Bernard Cornwell, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  15. O livro me parece muito bom e sua resenha não ficou muito atras, porem apesar de amar fantasia não sei se o livro faz muito meu estilo, mas quem sabe um dia eu de uma oportunidade á ele. Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de livros que abordam de uma forma fatos históricos, porque é algo que nos faz pensar e refletir sobre o que foi vivenciado na época, ao mesmo tempo mostra questões da imaginação do autor que nos fazem utilizar também a nossa imaginação para pensar a respeito daquilo. Pensando nessa questão, parece ser um livro bem interessante.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii lindinha tudo bem?
    Fico muito feliz que ai esteja friozinho, eu moro no sul e por incrível que pareça anda quente infelizmente, fico feliz de encontrar a resenha desse livro por aqui, faz tempo que não leio algo com guerras e mortes, então futuramente darei uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda, tudo bem?

    Eu tenho muita vontade de ler os livros do Bernard, pois meus amigos sempre elogiam a escrita dela. Eu adoro livros que possuem essa veia mais histórica e que colocam o leitor dentro da narrativa através disto, é algo realmente muito bacana. Também gosto do derramamento de sangue constante, tenho uma queda nesse quesito! Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar, mas achei a história muito interessante. Parece ser um livro que tem sempre algo acontecendo. Ainda mais nesse pedaço que você fala de "traições". Adoro quando tem traições nos livros hahaha

    Beijos,
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Meu deus, que livro mara! <3 aaaa adorei muito o enredo, de verdade.
    Já tinha ouvido falar do Cornwell, muitas pessoas elogiam a escrita dele como uma narrativa impecável, detalhada e dramática.
    Amei sua resenha e seu blog é um amor!

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro e achei o contexto muito interessante, fiquei curiosa para realizar a leitura e gostei de conhecer a sua opinião sobre a obra. Acho que é um livro que me agradaria.

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda!!! Fã de Artur se apresentando para dizer, obrigada pela resenha!!! <3 Eu sempre via esses livros e, mesma já tendo ouvido falar bem do autor, ficava com um pé atrás sobre a trama e tal... mas estou vendo que o livro é super interessante, cheio de elementos de aventura e tudo que eu gosto! ehehe
    Fora que, se a Morgana está diferente do habitual, eu já preciso ler. A minha referência de Morgana é lá das Brumas de Avalon, veremos o que será na trilogia do Cornwell! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Olá, Amanda!
    Tudo bem?

    Esse livro é incrível, aliás, a trilogia do Rei Artur escrita pelo Bernard Cornwell é maravilhosa, eu simplesmente amei. Gostei da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura, pois o Bernard é o meu autor favorito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu ainda não li nada do Bernard Cornwell, sei que seus livros são super bem falados e como muitas aventuras.
    Mas apesar de me parecer cheio de boas referências nunca me atraiu pra leitura. Acho que só mesmo pelo fato de não ler muito o gênero literário.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  25. Adoro o tema e ainda não li esse livro. A sua crítica despertou o meu interesse vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  26. Já li vários posts a respeito dos livros dessa série. Eu não tenho tanto interesse, mais por uma questão de gosto mesmo, mas acho que se um dia quiser algo do gênero, essa seria uma ótima opção.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Esse livro parece ser muito legal!! Ainda não li nada desse autor, mas só ouço elogios acerca da narrativa dele. Adoro a história do Rei Arthur, então, preciso comprar logo essa trilogia =)

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a trilogia, confesso que lembrei um pouco de Game Of Thrones, rs. Ainda não li nada do Bernard e tenho muita vontade, pois amo o gênero. Gostei de saber que não é um livro focado apenas na violência e que tem muito mais a oferecer.
    Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá!! :)

    Confesso que não conhecia o autora ainda, mas já tinha ouvido falar do livro, pelo menos a capa é-me familiar!

    Enfim, adoro conhecer a tua opinião! Acho muito bom que a historia não se centre apenas na guerra e que a narrativa agrade!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, pela sua resenha me parece que o autor consegue transportar o leitor para dentro da história, fazendo com que nos sintamos ali, junto com os personagens. Como quero saber mais sobre essa figura que foi Artur, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  31. Gosto muito de enredos que misturam ficção com realidade, ainda mais quando o autor consegue colocar o leitor dentro da história. Esta trilogia eu não conhecia ainda, e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  32. Oiee já li um livro do autor e gostei bastante de sua escrita e como ele nos emerge na história, ainda não cnhecia esse livro e fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre o universo arthuriano.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Essa resenha está perfeita, uma leitura convidativa. Li alguns livros sobre o Rei Arthur, mas nada parecido como este livro. Bem inteligente da parte do autor trazer uma história mais branda e ao mesmo tempo carismática. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, amei a capa, sua resenha me deixou curiosa pela leitura, uma dica interessante, obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Nossa, se não fosse sua resenha eu ia morrer sem saber do que se tratava o livro hahaha!
    Ele tem uma trama bem legal, fiquei com vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi, Amanda ^^
    Tenho muita vontade de ler algum dos enredos criados por Bernard e a trilogia de As Crônicas do Rei Arthur é uma das que me vem logo em mente.
    Não sei definir se gosto mesmo do personagem Merlin, mas é bom saber que o autor decidiu dar uma imagem diferente da que é sempre propagada.
    Gosto de saber que Bernard tem todo um cuidado em reconstruir os acontecimentos históricos. Quem dera eu um dia ter o talento dele.
    Parabéns pela resenha, Amanda. Continue na leitura dessa deliciosa resenha. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi. Pelo título não teria muita vontade de ler no momento rsrs Achava que se tratava de algo totalmente fora do que realmente fala. Vou anotar a dica, mas antes pretendo ler a versão original, ou pelo menos uma das versões (acho que devem haver várias). Enfim, acho bem legal a proposta e fiquei curiosa. Beijo :*

    ResponderExcluir
  38. Nossa, taí uma trilogia que preciso ler por conta da ficção história e também porque quero conferir a narrativa do autor e a criação de seus personagens.
    Se tem disponível no kindle unlimited melhor ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Eu tenho o box desta trilogia, mas ainda não tive tempo de ler esta história.

    Confesso que esta foi a primeira resenha que li sobre a obra e fiquei ainda mais empolgada. Antes eu só queria ler por se tratar de uma história com Artur, agora fiquei ansiosa para conhecer cada detalhe e esta nova (pelo menos pra mim) "roupagem" do Merlin, que na minha imaginação sempre foi um mago.

    ResponderExcluir
  40. Olá, tudo bem? Há um bom tempo estou atrás de alguma resenha sobre esses livros e que sempre tive curiosidade sobre os mesmo. Você só me reforçou a lê-lo, como boa e velha fã do Artur. Com certeza dica bem anotadinha. Espero ver a resenha dos próximos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    Nunca li nada do autor, mas sei que ele é bem elogiado por seu público. Não me interesso por seus livros, pois nunca senti desejo em ler suas obras, porém, gosto de sair da minha zona de conforto e às vezes até acabo gostado desse tipo de livro.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá! Tenho vontade de ler esse livro e achei ótima sua resenha, só aumentou minha vontade. Com certeza, já está na minha lista de desejados. super bjooooooooo

    ResponderExcluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!