quarta-feira, 28 de junho de 2017

Resenha: Donnie Darko

   Olá, metamorphyos! Hoje eu trouxe a indicação de um filme independente que ganhou muito espaço e virou febre entre o público cult: Donnie Darko. Quer descobrir o que esse filme tem de especial? Vem comigo que eu te conto!
   "Por que você está usando essa fantasia estúpida de homem?"

   28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos, esse é o tempo que resta até o mundo acabar. Com uma proposta que vai além da ousadia, desafiando a razão e a inteligência do espectador, provocando reações diversas desde a aflição, passando pela curiosidade e terminando na total confusão, Donnie Darko é um dos filmes independentes (indie) mais ambiciosos já criados. O crédito dado ao roteiro foi tão grande que arrebatou um elenco digno dos grandes filmes... só que com baixíssimo orçamento e poucas esperanças de destaque nos cinemas. De fato não foi sucesso de bilheteria, mas chegou lá nas desejadas telonas e, anos depois, simplesmente foi descoberto pelo povo cult ávido por bizarrices.

Inscrição no braço de Donnie: 28:06:42:12.
   Donnie (Jake Gyllenhaal) é um adolescente problemático e com algumas desordens psicológicas, mas com uma vida aparentemente normal com a sua família. A ambientação é bem anos 80, 90 e existem algumas críticas bem claras à política, ao ambiente escolar e à "família tradicional". É nesse plano de fundo polêmico e cheio de referências ácidas que surge o grande mistério do filme: Frank.

"Acorde, Donnie".
   O coelho-amigo-imaginário do nosso Donnie Darko, Frank, é um enorme ponto de interrogação (um dos vários) na trama, alvo de várias teorias e especulações entre os fãs, e é ele que guia Donnie por todo o filme. Tudo gira em torno de Frank, que, apesar de curtas aparições, parece ganhar toda a história. Sua presença está ali a todo momento, tudo está estranhamente conectado no caos embaralhado que essa narrativa causa, e Frank é o culpado. Um dos culpados. Não se trata de bom ou mau, assustador, ameaçador, amigo ou guia. Frank simples é. Julgamentos não estão em questão nesse filme.
Cineminha de leve enquanto o mundo não acaba.
   Aí, meus caros metamorphyos, atingimos um ponto do filme que as dúvidas começam a pipocar dentro de nossas humildes cabecinhas. Não é que existe um mistério escondido a sete chaves pelo roteirista. Muitas coisas, acreditem, são escancaradas. Outras  nos são passadas em suaves referências e ficamos bem orgulhosos de nós mesmos em ir montando o quebra cabeça. Até que... não, não dá mais. Ainda que estejamos vendo as ligações sendo feitas, os motivos explicados, simplesmente não encaixa! A sensação é de que o autor nos sacaneou com um quebra cabeça com peças de mais, ou de menos!
   E essa é, estranhamente, uma sensação muito boa! É terrivelmente instigante, irritantemente bom, é enlouquecedor e parece que entramos num looping de pensamentos pra tentar preencher a lacuna que o filme deixou. Mas isso não é, nem poderia ser, uma falha da história. Não! A proposta é justamente fugir dos conteúdos enlatados que Hollywood nos oferece (nada contra, desde que saibamos que são, sim, enlatados e feitos apenas pelo entretenimento), pensar um pouco, queimar uns neurônios e fazer nosso amigo cérebro trabalhar pra encontrar uma solução pro que assistimos.


   "Mas, Amanda do céu, por que eu vou querer assistir um negócio desses se eu não vou entender nada??"


   Porque é delicioso ser desafiado! Confesso que eu assisti numa de "nossa quê que esse povo não entendeu? Óbvio que eu vou entender!". Não entendi. Não é questão de precisar ser um gênio intelectual. Donnie Darko simplesmente não é um filme feito pra ser entendido! Não completamente, pelo menos. É um daqueles filmes maravilhosos que fazem o seu cérebro dar um click e acionar mil interações nervosas. Acredito que cada um que já assistiu tenha entendido a história de uma forma, tenha sido tocado de um jeito diferente, tenha preenchido o espaço em branco com sua própria versão. E isso o torna um filme único e especial.

   Mas ainda não acabou! Donnie Darko também virou livro (sim, temos um caso de adaptação inversa - das telonas pros livros), que nada mais é do que o roteiro do filme - um pouco mais completo, devido aos pequenos cortes necessários -, alguns extras, como fotos da produção, um apêndice maravilhoso com um livrinho descrito no filme e que é uma mão na roda pra entender algumas coisas e uma entrevista bem legal com o diretor e roteirista. Trouxe algumas fotinhos da minha edição pra vocês verem! <3
28:06:42:12
O aviãozinho é um marcador lindo que vem com o livro, além da fitinha. <3
Entrevista com Richard Kelly, roteirista e diretor de Donnie Darko.
A Filosofia da Viagem no Tempo - livro que Donnie lê no filme.

Donnie Darko (2001)
Drama, Sci-fi, Thriller - 1h53min



   Então é isso, metamorphyos! Espero que tenham gostado da indicação! Vocês já assistiram ao filme? Me contem tudo, quero saber a opinião de vocês! <3

Beijos e até a próxima!

25 comentários:

  1. Oiiie!

    Não sabia que esse livro veio de um filme. Que legaal! Como sempre a Darkside arrasa nas edições!

    Fiquei bem curiosa por não da para entender direito!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sou do tipo que adoro esses filmes que deixa a gente confusa, haha. Super me interessei!

    ResponderExcluir
  3. Achei engraçado como ele virou uma febre do nada! hahaha
    Nunca vi, mas sempre tive interesse, e agora com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda! hahaha
    E a darkside é sem comentários, ne?! Aaaamo
    Bjs!!

    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAAh eu sou louca para ver esse filme mas sempre - sempre - vou deixando para depois e até agora não assisti :/
    Sua resenha ficou ótima e me deixou com mais vontade ainda de assistir o filme, vamos ver se eu tomo vergonha na cara logo e tiro um tempo para assistir Donnie Darko.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca tinha sequer ouvido falar nesse filme? Fiquei bem curiosa agora, já que eu adoro esses filmes que são meio confusos e que dá um nó no cérebro de tanto pensar e tentar entender, rs. Vou procurar aqui pra assistir agora, porque fiquei bem curiosa mesmo :)
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!!! Eu li sobre o filme e o livro há um tempinho e tá na lista para ser devidamente assistido e lido. Claro que é um título que eu já tinha ouvido falar há tempos, mas estava na mesma vibe que você: o que é que esse povo surta tanto nesse filme??? ahahaha
    Em breve pretendo descobrir! kkk
    Sua resenha apeteceu muito minha vontade de assistir, pode ter certeza!
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme em algum lugar para assistir mas fiquei com medo por causa desse coelho hahaha (a bundona)
    Mas, depois dessa super resenha, fiquei com muita vontade para assistir. Tendo um tempo no fds já vou procurar para ver.
    Beijoss
    Andressa.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa para ver o filme eu gosto deste filmes confusos.

    ResponderExcluir
  9. Eu não tinha ouvido falar desse filme ainda...gosto desse ator Jake Gyllenhaal e deve ser bem legal vê-lo em um personagem adolescente...lembro dele naquele filme do menino bolha haha...obrigada pela dica de filme e livro bjs

    ResponderExcluir
  10. Como eu adoro esse filme e esse livro! <3

    *comentário pode conter spoiler*

    Não vou começar a contar aqui todas as minhas teorias, mas, em resumo, acho que Donnie Darko trata da insignificância humana, pois TUDO AQUI acontece, e tudo volta ao normal haha. É como se a vida do Donnie não fosse de grande relevância... bom, mas isso é algo só meu. Ah, e também tem toda aquela coisa de universo primário e universo tangente... eu fico louca, mas tento entender :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda, tudo bem? Vi sobre esse livro pela internet e confesso que não fazia ideia qual era o enredo. Conforme fui lendo sua resenha foi me dando um nó na cabeça, ainda mais depois que você disse que não precisa entender. Como assim vamos assistir algo e sair do cinema sem compreender? Isso foge à lógica rs Mesmo assim achei um enredo interessante e curioso. Quem sabe não aceite o desafio e assista também. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Que edição mais linda. As editoras estão se puxando cada vez maia né
    Desse filme só escuto falar. É a segunda vez que leio resenha dele e antes não conhecia ninguém​ próximo que tinha visto. Mas via muita referência em conhecidos. Conheci um cara que tinha o apelido "Darko" é sempre tem alguém pra usar a foto do coelho no perfil huahahahaua
    Esse é um filme que tenho curiosidade, gosto tanto dos enlatados quanto dos filmes pensantes. No que tiver oportunidade vou assistir. Tbm gosto dessa sensação de explosão no cérebro hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Fiquei bastante curiosa, nunca havia ouvido falar desse filme/livro mas agora, pretendo ler o livro e assistir o filme.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
  14. Nossa que legal, ainda não conhecia.
    Irei ver assim que possivel.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti e até hj me pego questionando algumas coisas,rsrs...quero ver novamente, com um olhar mais atento, mas o que pra mim pareceu bem claro foi que: a vida é feita de escolhas, acasos, tudo interfere, positiva ou negativamente!

    ResponderExcluir
  16. Vish! Filme que não e para ser entendido, mas que virou livro depois! What?! rsrsrs
    Falando sério, eu não conhecia esse livro/filme. Mas é sci-fi, então acho que darei uma chance e vou procurar mais a respeito. =)

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Achei a ideia do filme muito interessante. Parece ter um roteiro muito bom mesmo! Mas nunca ouvi falar. Vou procurar mais a respeito para assistir. Valeu pela dica. Beijos!

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  18. Já tinha ouvido falar desse filme,mas nunca baixei ele e nem vi na TV e nem li o livro. Parece ser uma ótima recomendação quando se quer aquecer a barriga com pipoca doce com leite condensado! kjkjkjkjljkl

    https://banshuutv.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu já coloquei esse filme na lista da netflix para ver, porque ta todo mundo falando dele! huahua Então preciso ver também, quero saber que tal mistério é esse. :D

    ResponderExcluir
  20. Mas, gente, eu estou doida para assistir ao filme e ler ao livro. Apesar de que fiquei sabendo da existência do longa apenas quando vi a editora Darkside lançando uma edição especial em livro, do roteiro do filme. *-*
    In Love!

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha ficou bem legal, o filme é complexo mesmo, vida, morte, viagem no tempo, universos diferentes, tem muito que assimilar para tentar entender, mesmo assim o filme é muito bom! Melhor trilha sonora hein! :)

    um abraço!

    André Sarti - Ideias em movimento
    http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  22. Eu, quando terminei Donnie Darko e como todo mundo, fiquei com a maior cara de WTF?!?!?! Hahaha
    Mas depois que pesquisei suas teorias amei o quebra cabeça inteiro e guardo o filme no <3.
    Essa edição livrística é de dar inveja!

    ResponderExcluir
  23. Não assisti ao filme, mas fico tentando imaginar essa confusão que gera na cabeça dos espectadores, e achei bem diferente o fato da trama ter seguido um caminho inverso: de filme para livro, não lembro de outros casos assim. Fiquei curiosa em assistir, porque seria como você, daquelas que acham que vai conseguir entender tudo HAHAHA

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ah, meus deuses, eu não aguento mais de ansiedade para ter esse livrinho maravilhoso em minhas mãos!!! Assisti ao filme e fiquei extremamente fascinada, gostei muito de você ter dito na postagem que cada um interpretou o filme de uma forma porque isso é bem verdade! Independente da solução apresentada "oficialmente" o filme significou algo completamente diferente para cada um que assistiu, e isso é incrível!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  25. Quando fui assistir também fiquei 'mas gente, não é possível que esse filme seja tão complexo assim' e quando terminei de assistir fiquei 'mas o que que tá conteceno?' kkkkkk Não sei se você já assistiu a explicação do canal Pipocando sobre o filme, mas eu gostei bastante, porque ele explica como ele enxerga o filme, podendo dar uma luz à alguns pontos que talvez você queira entender mais. Enfim, vale a pena assistir. :)


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!