quarta-feira, 3 de maio de 2017

Resenha: O Chamado do Cuco

   Olá metamorphyos! O post de hoje é uma resenha do livro O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith, e algumas curiosidades sobre esse primeiro título da série de livros do querido detetive Cormoran Strike. Vem conferir o que eu achei dessa leitura!



O Chamado do Cuco
Autor: Robert Galbraith
Editora: Rocco
Páginas: 448

   Antes de mais nada, preciso falar para vocês sobre esse autor, Robert Galbraith. Vocês conhecem? Eu tenho certeza que sim, já que ela (oops, sim, eu disse "ela"!) é uma das autoras mais importantes e renomadas da atualidade, também conhecida como J. K. Rowling. Pois é! Acontece que Robert Galbraith é o pseudônimo utilizado pela diva para ingressar no gênero suspense policial porque não queria que suas novas obras fossem aceitas pelas editores simplesmente pela força do seu nome.

   É claro que eu já sabia disso, até porque eu amo essa mulher, e fui atrás de todos os livros, e aos poucos vou falar de cada um deles para vocês.


"Como pode a morte de alguém que você nunca
 conheceu te afetar tanto?"

   Como eu já contei para vocês, o livro é um suspense no melhor estilo policial e nos introduz na história do detetive particular e veterano de guerra Cormoran Strike e sua secretária assistente Robin. 

    Não tem como não se apegar imediatamente ao Strike. O jeito carrancudo e grosseirão revelam um homem solitário e justo, honesto e absolutamente dedicado ao que importa: o trabalho. Robin também não deixa por menos, é o lado doce, calmo e intuitivo da parceria, e não uma donzela em perigo, como as mulheres costumam ser odiosamente retratadas. 


"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição,
 como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar,
 dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável
 de uma vida caótica e catastrófica." 

   Em O Chamado do Cuco, o desafio de Strike é solucionar uma morte aparentemente sem mistérios - uma modelo de sucesso, Lula Landry, que teria cometido suicídio. Um cenário de fama, paparazzi, namorados problemáticos, brigas em família, drogas e álcool tornam o suicídio de Lula plausível e a polícia não quer mais ouvir sobre isso.

   Mas alguém fica incomodado com a história e decide contratar os serviços de Strike para investigar a fundo a vida da modelo e pôr um ponto final nessa situação. 


"Na cadeia alimentar invertida da fama, as grandes feras
 eram perseguidas e caçadas."

   Confesso que esse foi o meu primeiro romance investigativo e nunca havia me interessado pelo gênero, e de repente me vi devorando as páginas e solucionar cada mistério junto com o Strike. O livro flui numa rapidez incrível com vários momentos de clímax, o que nos faz virar página após página e perder a noção do tempo lendo. Depois de O Chamado do Cuco virei fã de romances investigativos.

   A única ressalva que faço é que a solução do mistério não me ocorreu antes do final, nem mesmo uma dica, apesar de não ser nada absurdo ou impossível. Achei que isso poderia ter sido melhor trabalhado durante a trama porque, apesar de adorar o fator surpresa, gosto de ver as conexões que foram feitas até chegar à conclusão. Mas, enfim, talvez eu que não tenha conseguido visualizar mesmo.


"Os suicidas, em sua experiência, eram perfeitamente capazes de fingir
 interesse num futuro que não pretendiam habitar."

   A qualidade do livro é impecável, feito pela Rocco, eu já o tenho há dois anos e, mesmo com o manuseio, ainda parece recém-saído da loja. As folhas são amareladas e grossas, a fonte tem um tamanho ideal para não cansar os olhos na leitura e eu acho essa capa linda! Ah, e tudo no melhor clima britânico como só a J. K. Rowling sabe fazer.

#1 - O Chamado do Cuco
#3 - Vocação para o Mal



   O Chamado do Cuco vai virar série de tv! The Strike Series está sendo produzida pela BBC One e cobrirá os três livros que já foram lançados: O Chamado do Cuco, O Bicho da Seda e Vocação Para o Mal, e o roteiro será escrito pela própria Rowling. A previsão é para o segundo semestre de 2017! Até lá dá tempo suficiente pra vocês adiantarem a leitura, rs!

   Esse post foi escrito tendo em mente o Desafio Literário do grupo Interative-se (que eu não podia ficar de fora!) para o mês de maio, uma homenagem ao dia do trabalhador, e escolhi O Chamado do Cuco por enaltecer a profissão de detetive particular de um dos protagonistas mais carismáticos do gênero atualmente.


   E aí, metamorphyos? Gostaram da dica de leitura? Já conheciam o livro? Conta pra gente!

   Beijos e até a próxima!

42 comentários:

  1. Eu gostei muito dessa leitura, acho que ela criou ótimos personagens nessa série!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Ela é especialista em criar ótimos personagens desde sempre, né?

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Eu também amo a J.K., mas ainda não me aventurei neste livro, pois o estilo de romance investigativo não costuma me agradar (com exceção de Sherlock Holmes).
    Ótima resenha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla, eu também não era muito fã, mas esse livro me fez mudar de opinião, rs.

      Beijos e obrigada! <3

      Excluir
  3. Não conhecia, mas pela sua resenha ja quero ler, também nunca havia me interessado por esse tema, mas ja me deixou super curiosa quero muito ler, um beijoo parabens pela ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que te deixei curiosa, rs! Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada pelo elogio.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie!
    Gostei da sua resenha e indicação! =)
    Estou passada porque não sabia que J. K. Rowling também escrevia suspense policial, muito menos que ela usava um pseudônimo.
    Mas já anotei aqui na lista porque curto bastante esse gênero literário e espero ter a chance de fazer essa leitura em breve.

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela tem se aventurado pelo suspense e devo dizer que tem dado muito certo! Muito obrigada, viu? Espero que goste da leitura!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oiii tudo bem?
    Eu tenho esse livro na estante porque ganhei ele ano passado e agora lendo sua resenha não vejo outra alternativa a não ler o quanto antes, ótima resenha e lindas fotos.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, muito obrigada! Não deixa ele parado não, você precisa ler, menina! <3

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, desconhecia essa informação, não conhecia o livro também, mais adorei quero muito ter a oportunidade ler, inicie as leituras HP e estou amando, acho a autora sensacional, criativa e muito boa no que faz, preciso urgente conhecer outras obras dela, adorei a resenha do livro fiquei curiosa pra saber o desfecho, parabéns pelo seu blog ele é lindo amei cada detalhe, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Muito obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado! <3
      Eu vi no seu blog que iniciou a leitura desse mundo maravilhoso que é HP, você vai terminar os livros completamente apaixonada, rs! Mas não pare por aí, a J.K. é uma escritora excepcional e todos os livros dela são maravilhosos!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Eu não costumo ler os livros da J.K Rowling, eu já era mais velhinha quando os livros dela que pegaram adolescentes do mundo todo foram lançados, mas evidente que a conheço e sei da sua importância no cenário literário. A ousadia dela em escrever suspenses já me faz admirá-la muito, ainda que eu não a conheça profundamente. Isso porque nunca é fácil mudar de área, por mais reconhecida que você seja. Escrever m suspense sobre a morte de uma modelo negra criada por brancos é mais complicado ainda. Os conflitos psicológicos são recursos ótimos para prender um leitor a uma boa leitura. Vou aguardar virar série, ai sim estamos falando de uma área que eu adoro e sou especialista (ohohoho). Daí poderemos conversar mais. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana! Verdade, né, tem que ter coragem e talento para mudar de área, e eu admiro muito a Rowling por isso também. Estou super ansiosa por essa série, os personagens são maravilhosos e a história é bem empolgante, espero que façam um bom trabalho!

      Beijos!

      Excluir
  8. Que resenha completa,muito boa mesmo,já conheço o livro e sua descrição ficou perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melaine! Que bom conhecer outra pessoa que leu! <3 Ele é ótimo, né?

      Muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  9. Tenho esse livro na minha estante, mas ainda não li. Até acho que vou começar a ler hoje ♥ eu amo muito os livros dela e amei sua resenha e blog!
    Beijos!
    http://kah-locatelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Lê sim, menina!! A J.K. é diva, né? <3 Você vai adorar esse também.

      Muito obrigada pelos elogios! <3

      Beijos!

      Excluir
  10. Oie, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que não sabia sobre a autora usar pseudônimo, realmente se usasse o nome verdadeiro iriam associar a Harry Potter. Muitas vezes o autor quem ser reconhecido por cada obra em particular e não ter sucesso por somente uma. Não conhecia o livro mas achei o enredo bem interessante. Gosto muito de suspense, de histórias que prendem nossa atenção, sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Primeiramente muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha! Muita gente não sabe sobre essa série de suspense dela, até porque ela mesma não divulga, existe um site só para a série desvinculado do nome dela, o que eu acho bem legal. A série está ganhando sucesso e reconhecimento sem precisar de um nome famoso pra impulsionar. <3

      Beijos!

      Excluir
  11. Eu devo admitir que também só criei o gosto pelos romances investigativos há bem pouco tempo - e não sei como vivi sem eles por tanto tempo, sinceramente! Já queria há muito tempo ler os livros do Cormoran Strike, agora que descobri que vai virar série então... necessito!
    Literalize-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine! Pois é, nem fala, tô louca por essa série, rs! Romance investigativo é muito bom, né? Eu também não sei como vivi tanto tempo sem eles. <3

      Beijos!

      Excluir
  12. Esse livro foi lançado em 2013 né? começei a prestar atenção nos lançamentos nesse ano... Quero muito ler Morte súbita, da J.K. Rowling. Porém, a sua resenha colocou O Chamado do Cuco esta na minha lista de proximas leituras.
    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyli! Eu também li Morte Súbita, aliás, li todos os que ela já escreveu hahah, depois vou resenhá-lo aqui também! <3
      Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  13. Antes de tudo: TÔ APAIXONADA nesse layout. E esse dragãozinho aqui, voando para cima? Afffff é muito amor! Hahuaha. JK é a minha diva da vida. Sou apaixonada por Harry Potter e pelo quão maravilhosa ela foi criando um universo tão completo. Na época que HP foi publicado, ela usou a abreviação 'JK' para os meninos poderem comprar, e não acharem que era 'história de menina'. Tô louca pra ler esse livro, e achei bem legal ter criado esse novo pseudônimo. Amei a resenha, parabéns! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah obrigada Nathália, o dragãozinho é um amorzinho, né? <3
      Também sou apaixonada por essa mulher, meu deus, que pessoa maravilhosa! Eu fiquei louca quando soube de outros livros dela e tive que ler todos, né, porque fã é fã, rs!

      Beijos e obrigada! <3

      Excluir
  14. Espera um minuto que, antes de eu comentar, preciso ir ali na minha estante e ir buscar meu exemplar para começar a ler (ainda preciso tirar do plástico, vergonhosamente ele está parado desde que comprei, deve ter bem mais de 2 anos que comprei... kkk).
    Já ouvi falar várias vezes em como o livro é bom e não apenas o livro, como toda a série do detetive. Adorei sua resenha, me fez querer pegar logo o livro e parar de enrolar, sem, com isso me dar spoilers do enredo!
    Adorei as fotos com a caneca de chá! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Corre e pega essa livro!! Essa preciosidade não pode ficar no plástico não! rs
      A série é ótima mesmo, super instigante e tem uma linguagem bem diferente da J.K. que a gente conhece de HP, adorei o novo caminho que ela está trilhando.

      Muito obrigada pelos elogios, viu? O chá dá o clima bem londrino mesmo, hahaha! <3

      Beijos!

      Excluir
  15. Sou apaixonada por Harry Potter e achei legal (não mais que isso rs) Morte Súbita, mas fiquei maluca quando li O Chamado do Cuco. Amo romances policiais (uma das minhas autoras preferidas é Agatha Christie) e foi basicamente meu gênero favorito escrito pela minha autora favorita. Bicho de Seda também é muito bom e só estou esperando a faculdade terminar para ler Invocação para o Mal. Ótima resenha!

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória! Também li Morte Súbita e os outros dois, e acho que a Rowling realmente se encontrou no gênero policial. Acho incrível como ela desenvolveu uma escrita própria em um estilo tão diferente.
      Muito obrigada!

      Beijos! <3

      Excluir
  16. Ok. Amei a sinopse e apesar de não curtir muito gênero policial, achei que me chamou um pouco a atenção, mas o que me surpreendeu mais foi o fato dela usar outro nome pra não ter tanta facilidade assim em passar suas histórias policias pras editoras. Que maneiro, cara! Amei isso! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erick! Também achei isso bem legal, afinal o nome dela já está inevitavelmente associado a Harry Potter.
      Obrigada pela visitinha. <3

      Beijos!

      Excluir
  17. Não conhecia esse livro! Sou apegada nos livros que viram séries ou filmes, apesar de sempre passar raiva pois não são fiéis kkkkk Resenha perfeita! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, muito obrigada! O livro é ótimo! <3 Vale muito a pena!

      Beijos!

      Excluir
  18. Oieee, tudo bem?

    Jpa tinha visto uma galera comentando desse livro, mas só recentemente descobri quem era a autora e fiquei curiosa sobre a obra apesar de não ter o costume de ler este genero, mas ainda não li, e acho que vou esperar mais um pouco,....

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janiele! Obrigada pelo comentário!
      É sempre bom explorar novos gêneros, às vezes você tem uma surpresa bem agradável. =)

      Beijos!

      Excluir
  19. To muito afim de ler esse livro ainda mais por ser no estilo que eu gosto!!
    gosto de suspense
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você vai adorar, então! Esse livro me ensinou a gostar de suspense e agora não largo mais, rs. <3

      Beijos!

      Excluir
  20. Ah eu tava louca para ler esse livro um dia, e simplesmente estou anciosa para ver na tv, vai ser ótimo. E eu achava que era um autor homem e não a J. K ... estou impressionada. AMEIII!!!
    http://omisterionaproximapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! Como esse é um fato pouco divulgado, muita gente não sabe que é um pseudônimo da diva kkkkk e o estilo de escrita também é super diferente, porém igualmente ótimo!

      Beijos!

      Excluir
  21. A j.k é incrível escrevendo qualquer coisa. Ela é magnifica.
    Amo qualquer coisa que ela escreva kk. E vou correndo ir comprar esse. Parabens e sucesso. 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! É verdade, né? Ela é maravilhosa! Espero que você goste da leitura! Beijinhos!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!