quinta-feira, 25 de maio de 2017

BCR - Livros que Atravessam Gerações

   Olá metamorphyos! Eu reuni aqui uma listinha com aqueles livros que me ensinaram lições valiosas e fazem parte da minha vida, e que eu espero que acompanhem meus filhos também. Vocês têm um livro assim? Vem cá conferir os meus!



   Livros são muito mais do que entretenimento, especialmente para uma criança. É por meio dos livros que os pequenos desenvolvem a criatividade, a imaginação, adquirem conhecimento de mundo e melhoram habilidades interpessoais, como a fala, a expressão, o domínio e compreensão das emoções e o poder de reflexão e análise crítica. Essas lições começam desde pequenininho, mas não param, ganhando força e peso por toda infância e adolescência.

   Sabe aquele livro tão maravilhoso e especial que muda a sua vida, seu ponto de vista e te ensina tanto que você pensa: "o mundo precisa ler esse livro também"? E quando ele é ainda mais importante e você simplesmente precisa que os seus filhos (ou futuros filhos) leiam também?  Pois é, acho que todos temos a nossa listinha de livros para passar adiante, e eu escolhi alguns dos meus. A lista não está em ordem de importância ou preferência, e não se limitam à faixa etária infantojuvenil.

 Harry Potter - J. K. Rowling 
 "Aqueles que nos amam nunca nos deixam de verdade."
Fonte: Digital News.
   Harry Potter foi a primeira grande série de livros que eu li e, além do mundo criado pela J. K. Rowling ser absolutamente fantástico e apaixonante, a experiência também foi muito construtiva. Muito além de defesa contra as artes das trevas e poções, as lições foram sobre amizade verdadeira, lealdade, coragem e amor. Não o amor romântico que se encontra aos baldes em tantas histórias, mas aquele amor puro entre família e amigos, sacrifícios e saudades. A perda também, sempre presente, ensina que tudo na vida é perene e frágil, mas o sentimento é eterno.

O Diário de Anne Frank - Anne Frank
"... a beleza continua a existir, mesmo na desgraça."
Skoob
   O Diário de Anne Frank é um livro único e absolutamente marcante na vida de qualquer um que já teve a oportunidade de lê-lo, e isso não se deve só ao fato de retratar uma catástrofe desumana na vida do povo judeu - o holocausto. Apesar de tudo, Anne Frank não é uma sofredora e ela não se vitimiza em momento algum, pelo contrário. O otimismo dela, as lições de fé e esperança, de sempre acreditar que amanhã será um dia melhor e de conseguir enxergar beleza nas pequenas coisas, mesmo trancada e escondida no meio de uma guerra, é arrebatador. 

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
 "A traição e a violência são facas de dois gumes: ferem mais aqueles que
as manejam do que seus inimigos."
Skoob
    A essa altura talvez vocês já tenham percebido o quanto eu sou avessa à romances, mas O Morro dos Ventos Uivantes é aquele tipo de história de amor que simplesmente entra na sua alma. Não é um relacionamento exemplar, especialmente na época em que foi escrito, mas é visceral, verdadeiro, intenso e inesquecível. Esse livro ilustra, ao meu ver, uma premissa que deveria ser básica na nossa vida: se você ama, não deixe pra depois. Não se dê motivos para arrependimentos, porque o mundo não vai parar por causa da sua dor. Além disso, Cathy é uma protagonista extremamente forte e questionadora, uma mulher muito à frente de seu tempo.

   Mais do que amor eterno, O Morro dos Ventos Uivantes traz ensinamentos que moldam a visão sobre amor e ódio, vingança e dor e se faz necessário para mostrar justamente que não devemos cometer erros mesquinhos em nossos relacionamentos.

    
 O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
 "Adultos seguem caminhos. Crianças exploram."
Skoob
   O Oceano no Fim do Caminho é um livro escrito numa perspectiva infantil sobre um tema aparentemente bobo, mas muito sério para crianças: o medo, em especial o medo do fantasioso, bem ao estilo bicho papão. Pode parecer juvenil demais, mas a história tem uma moral que pode ser interpretada de formas diversas, variando de faixa etária.
 
    Contado pelo olhar inocente de uma criança que relata acontecimentos muito adultos sem entender de fato a gravidade e o significado deles, O Oceano no Fim do Caminho fala sobre medo sim, mas principalmente coragem, maturidade e inocência e nos mostra também a sabedoria infantil, que só quem convive com uma criança sabe o quão poderosa é. Fantasia, realidade, ou ambos, fica por conta da sua interpretação. O que importa é a mensagem.


 Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
"Raça não é genótipo; é fenótipo. A raça importa por causa do racismo.
E racismo é absurdo porque gira em torno da aparência."
Skoob | Resenha
   Uma das lições mais bonitas e que eu mais prezo das que me foram ensinadas foi a da igualdade. Ninguém é perfeito e a luta para sermos seres humanos melhores deve ser diária, e essa é uma mensagem que eu quero e preciso passar adiante. Americanah é um livro lindo e cheio de choques de realidade, onde Chimamanda nos conduz e nos desfere impiedosos tapas na cara, mas nos explica o porquê de cada lição dura com o cuidado de uma mãe. Somados ao que eu aprendi ao longo da minha vida, os ensinamentos de Americanah ficaram gravados em mim e merecem ser compartilhados.

   Alguns desses livros eu tenho certeza que vocês já conhecem, pelo menos de nome, e espero sinceramente que tenham apreciado e desfrutado tanto quanto eu do que eles ensinam. Eu acredito no poder que boas histórias têm de moldar, construir e desenvolver pessoas melhores, contribuir para suas histórias e transformar e se somar a pensamentos e ideais, e essa pequena seleção que eu fiz tem a intenção de ensinar o melhor de cada obra.

    Dentre muitos outros, esses livros serão, um dia, apresentados aos meus filhos e, além de compartilharmos ensinamentos de vida, dividiremos a experiência e o sentimento de termos lido-os.


   E vocês, metamorphyos? Qual livro vocês querem que atravesse gerações? 


Beijos e até a próxima!

86 comentários:

  1. Eu também amo literatura! Penso que nosso país poderia ter projetos incentivadores, porque, realmente, acredito na leitura como princípio. Além de aperfeiçoar na oralidade e também na escrita, a leitura tem esse poder de transformar a gente. Sempre que vou ler um livro, me despeço da Marli que vai ficando, porque sempre aprendemos, nem que seja, um pouco. Os livros deixam marcas na gente. E uma boa história, faz isso, como você disse, dar vontade de fazê-la perpetuar por aí, nas gerações vindouras, no mundo.
    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli! Ótima colocação, faço das suas palavras as minhas. Realmente nos transformamos a cada livro e crescemos um pouco, aprendemos um pouco... cada história contribui para quem vamos nos tornando.

      Beijos e obrigada pelo ótimo comentário.

      Excluir
  2. Oioi
    Amei o post !
    HP virou um clássicos né ?? Todas as gerações conhecem ... eu acho incrível! Amo livros com essa pegada mais fantasiosa sabe ?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Virou sim, rs, HP já tem acompanhado várias crianças e isso é incrível.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Amanda! Tudo bem? Quando criança ganhei muitos livros da minha mãe, alguns me acompanham até hoje! Tenho uma coleção da Disney que compartilhei com minha turma na hora da leitura e lembro que adoravam,rs A sua lista é uma leitura obrigatória, apenas O Oceano no Fim do Caminho que ainda não tinha ouvido falar...
    Adoro suas postagens, sempre com um conteúdo que nos leva à reflexão! Parabéns!! Beijos!
    emfluencianoingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana! Eu também ganhava vários livrinhos dos meus pais e avós quando era criança e ainda me lembro de alguns! A maioria doei, mas ainda guardo na memória. Eles realmente fizeram a minha infância mais feliz e contribuíram para a adulta que sou hoje.

      Muito obrigada, viu? Adoro seus comentários! Beijos!

      Excluir
  4. Oi Bruna, tudo bem? Concordo com você, pode passar bastante tempo alguns livros sempre serão bem vindos para serem lidos. O morro dos ventos uivantes é um desses, eu mesma não li, mas minha mãe leu quando era adolescente e tem as imagens na mente até hoje de tanto que marcou. Comprei O oceano no fim do caminho mas ainda não li. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Menina, você precisa ler O Oceano no Fim do Caminho! É um livro muito marcante e reflexivo. Esses livros ficam pra sempre com a gente.

      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei essa listinha de livros, confesso que não li nenhum deles rs, mas nunca è tarde nè. Vou procurar por eles aqui e adicinar na minha lista de livros para lê. Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza! Verdade, nunca é tarde para começar!

      Beijos.

      Excluir
  6. Amei depois essa lista, ainda mais porque concordo com a maioria deles (os que nao concordei, é porque ainda nao li, rs)
    Nao importa quanto tempo passe, eles sempre serao lembrados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, sempre serão lembrados! A gente os carrega pra sempre!

      Beijos!

      Excluir
  7. Amo livros, mas confesso que nunca li esses livros, já ouvi falar muito no
    O Diário de Anne Frank, mas nunca li. Fiquei interessada e vou procurar para comprar. Quero ler todos. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dianny. Espero que aprecie a leitura!

      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  8. Amei! tenho certeza como dois e dois são quatro, que O Diário de Anne Frank vai ser eternizado e passará de geração em geração.É fantástico, como o mundo não muda nunca. Sempre teremos fatos do passado entrelaçados no presente e no futuro. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem razão, O Diário de Anne Frank é um livro eterno, já tão antigo e tão atual ao mesmo tempo. É triste, mas é sempre bom relembrar as atrocidades que aconteceram para que nunca deixemos que nada assim volte a existir.

      Beijos.

      Excluir
  9. Deu muita vontade de ler O Diário de Anne Frank, parece incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin! Que bom que se interessou! Espero que goste da leitura.

      Beijos!

      Excluir
  10. Lindo o post. Também concordo com você, embora os livros tenham começado na minha geração na minha família. Vim de uma família muito humilde, ninguém tinha o hábito da leitura. Meu filho quando era menor lia mais, hoje em dia só lê aquilo que ele é obrigado pela escola. Fiquei muito feliz quando um dia do nada, ele pegou um livro meu para ler, e daí leu antes de mim. Descobri qual o tipo de livro que ele gosta, e aí melhorou um pouquinho.
    Todos que citou são livros para a vida toda, acho que todos deveriam ler, inclusive eu irei anotar.
    Bjs
    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ciana! Nunca é tarde para começar o hábito da leitura! Crianças às vezes passam por fases mais impacientes, mais elétricas, e fico feliz que você tenha encontrado o tipo de leitura que prende a atenção do seu filho. Geralmente o gosto por livros só depende de estímulo e do livro certo.

      Beijos!

      Excluir
  11. Que escolhas legais :) tenho vontade de ler todos, pois já recebi indicações maravilhosas! Ah, um livro que, pra mim, ulrrapsssa gerações é Alice no País das Maravilhas, meu livro favorito de toda a vida <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Alice com certeza também é um livro eternizado, assim como os contos de fadas clássicos. São histórias que encantam todas as gerações!

      Beijos.

      Excluir
  12. Muito legal, dos livros citados eu conheço o Diario de Anne Frank, que ainda não li mais já gosto sabe ? Não sei se dá pra entender ! Os outro livros irei dá uma olhada com mais calma porque com certeza são ótimos !

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dandara! Tem livros que realmente a gente sente uma empatia pela história logo de cara, né? São cativantes por si só! Mas recomendo a leitura desses e de outros também.

      Beijos!

      Excluir
  13. o diário de Anne Frank é um dos meus livros favoritos <3
    eu tenho uma historia não muito com O morro dos ventos uivantes, por que quem me emprestou foi uma professora que eu tinha na sétima série, a gente vivia falando de livros ela parecia uma adolescente quando falava de livros rsrs

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Essa é uma lista bem pessoal mesmo, acredito que cada um seja marcado de formas diferentes pelo mesmo livro! Anne Frank é mesmo maravilhoso. <3

      Beijos.

      Excluir
  14. Quando a gente fala sobre livros que atravessam gerações a gente pensa naqueles classicos, muitas das vezes tão chatos rs
    Poxa, vc colocou HP, imagina que ele já é um classico, acredito q no futuro as crianças estudarao na escola e eu vou ter orgulho de dizer q fiz parte dessa epoca.
    E Anne Frank eu acho necessario que todso leiam
    Nao conhecia esse Americanah, acredita? Bom pra conhecer.
    Beijo grande flooor
    Amei o post.

    http://cariocadointerior.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Pois é, os clássicos mudam assim como nós mudamos e ganhamos novas necessidades, né? O mundo não é mais o mesmo. Não que os clássicos antigos não sejam importantes, veja bem, eu também amo vários, mas é importante reconhecer a literatura contemporânea.


      Beijos!

      Excluir
  15. Também aprendo muito com os livros que leio, acho que vou parar um dia pra analisar cada um assim como fez.

    Beijos e muito sucesso 😘

    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara! É sempre uma aprendizagem, né? Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  16. Não li os demais títulos da lista, mas Harry Potter é uma saga maravilhosa!
    Gostei das indicações e da tua perspectiva sobre a importância da leitura na infância/adolescência! Atualmente tenho muita dificuldade de me concentrar na leitura ou me envolver com a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! A leitura é importante sim, em qualquer fase na verdade, mas acredito que as histórias que lemos quando novinhos deixam marcas bem profundas. Todos passamos por uma fase assim como a que você está vivendo, não se preocupe!

      Beijos!

      Excluir
  17. Amo ler de paixão desde pequena. E esses livros que marcam então... Bom. Seu post foi um prato cheio pra mim haha Hp é Hp. Amo ne <3
    Mas em relação aos outros, apenas os dois ultimos eu não conhecia, mas me interessei bastante pelo O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman. Até anotei aqui. Obrigada pelas dicas. Ja vou digitar na amazon aqui haha beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Fico muito feliz que tenha gostado, muito obrigada! HP é HP, né? Kkkkk
      Espero que você aprecie a leitura de O Oceano no Fim do Caminho também, depois me conta!

      Beijos!

      Excluir
  18. Titulos maravilhosos,eu li,minha filha leu e meus netos tambem vao ler com certeza,maravilhoso costume da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melaine! Verdade, né? O importante é que esse hábito nunca se acabe.

      Beijos!

      Excluir
  19. Que post mais nostálgico <3
    Acho que HP será o amor de todas as gerações. E Anne Frank é um livro que todos deveriam ler (é lindo demaaaais).
    Amei o post muito, muito ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma! Muito obrigada! Tem livros que são "obrigatórios", né? Anne Frank com certeza é um desses.

      Beijos!

      Excluir
  20. Achei a lista ótima hahaha...Principalmente porque tem Harry Potter *-* com toda certeza passarei pra eles essa história que gosto tanto <3 achei ótimo seu post, beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hilda! Obrigada! HP também vai ser leitura obrigatória pros meus filhos, hahaha!

      Beijos!

      Excluir
  21. Tenho quase certeza já que os livros do HP vão ser eternos, esse bruxinho sempre fez muito sucesso, os outros livros nunca tive oportunidade de ler, mas pretendo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Vão ser eternos sim, com certeza, pelo menos no que depender de mim, rs. Recomendo bastante a leitura dos outros que citei!

      Beijos!

      Excluir
  22. Adorei seu post, já conhecia a maioria só por nome, mas nunca li nenhum (nem Harry Potter, rs).
    Gostei de conhecer um pouco mais destes livros, o que me chamou mais atenção foi "O oceano no fim do caminho". Vou ver se leio.

    Beijos
    estantedakahofc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah! Obrigada, querida. Não acredito que você nunca leu Harry Potter, hahaha! Dá uma olhadinha neles sim, e espero que você goste do Oceano no Fim do Caminho, que é maravilhoso!

      Beijos!

      Excluir
  23. Essa lista realmente faz todo sentido!! Será que O pequeno príncipe se encaixaria nela?? É um livro que também atravessa mts gerações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hérica! Com certeza O Pequeno Príncipe também se encaixa. Eu ainda tenho a edição velhinha que foi da minha mãe, por sinal. Mas não dava para colocar todos que eu queria senão a lista ia ser enorme kkkkk.

      Beijos!

      Excluir
  24. Não curto muito esses tipos de livros. Ma, talvez, o que eu pudesse ler um dia será Americanah. Mais pelo desenho da mulher na capa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que pelo menos um te interessou, mas a lista é bem pessoal mesmo, acredito que cada um tenha a sua. =)

      Beijos.

      Excluir
  25. Acredita que nenhum desses livros eu li ainda!? :/ Mas o livro que conta a história da Anne Frank é maravilhoso. Eu conheço um pouco da história por conta de documentários e acho muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid! O Diário de Anne Frank é maravilhoso mesmo, é uma leitura que vale muito a pena.

      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  26. Harry Potter é aquele tipo que nunca cansa, né? Amo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né? HP veio para ficar, rs.

      Beijos!

      Excluir
  27. Olá!
    Dos que você listou, apenas "O morro dos ventos uivantes" eu li. Achei muito bom também. Eu tive essa sensação de "todo mundo deveria ler" com o livro Pollyanna, é sensacional!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy! Esse eu não conhecia, anotei aqui pra dar uma olhada! É muito bom quando um livro nos deixa essa sensação, né?

      Beijos!

      Excluir
  28. Desses livros que você citou, eu já li a coleção Harry Potter (que também pretendo que meus futuros filhos leiam!) e "O diário de Anne Frank". Também fiquei curiosa para ler "Americanah"

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenise! HP e Anne Frank são unânimes, né? Só não gosta quem não leu, rs.
      Americanah é maravilhoso, você não vai se arrepender da leitura!

      Beijos!

      Excluir
  29. OOi!
    Desses eu só li HP. São tantas lições maravilhosas que poderiam ser classificados também como utilidade pública. hahaha
    Amei suas escolhas. Conheço todos os livros e tenho vontade de lê-lo. Principalmente o da Chimamanda. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine! Tem toda a razão, algumas lições que os livros nos deixam deveriam ser classificadas assim mesmo! Aprendemos e crescemos tanto com eles...
      Muito obrigada, viu?

      Beijos!

      Excluir
  30. Olá Tudo bom?
    Nossa que post bacana, livros que atravessam geração. Eu amo os do Harry, são meus amore e espero um dia dar para os meus filhos ler, pois eles transformaram a minha infância e a de muitas pessoas, em algo mágico.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Pois é, comigo também foi assim. Eu digo que cresci junto com o Harry, porque eu tinha a mesma idade dele conforme fui lendo os livros, e foi inesquecível.

      Beijos!

      Excluir
  31. Olá
    Harry Potter ai fazer parte da listinha de leitura do meu filho. Assim como Percy Jackson e muitos outros livros que me mudaram de alguma forma. Eu li O morro dos ventos uivantes e não gostei. Entendo que ele é oito ou oitenta.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary! Muitos livros são assim, né, oito ou oitenta. Normal, é questão de gosto e também de momento quando você lê o livro. Acredita que nunca li Percy Jackson? Vou corrigir isso um dia, rs.

      Beijos e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  32. Oii, amei a lista, mas confesso que ainda não li nenhum. Harry Potter acompanhei todos os filmes e sempre dizia que leria depois, mas com uma lista enorme me esperando ainda não consegui abrir um espacinho. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Sei como é isso, mas eu comecei HP pelos livros, rs, então fiz o caminho inverso.

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  33. Dessa lista só me falta fazer a leitura de "um oceano no fim do caminho". Sou apaixonada por vários livros do Neil e tenho certeza que com esse não vai ser diferente.
    Adorei o post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karoline! Você não pode deixar de ler O Oceano no Fim do Caminho, então! É de uma fase um pouquinho diferente do Neil, é um dos mais atuais dele, mas toda a essência está ali! Você vai adorar.

      Beijos e obrigada! <3

      Excluir
  34. Adorei o post e a temática da blogagem coletiva. Gostei bastante da maioria dos livros que tu escolheu, como Anne Frank, mas principalmente O Morro dos Ventos Uivantes. Além da história de amor mais absurda, intensa e visceral que já li (esse é meu livro favorito!!) ainda tem o fato de que foi escrito por uma mulher há séculos atrás (e toda a magia que envolve as irmãs Bronte). Nossa, sou apaixonada por essa história, tanto que até tatuei uma frase do livro.
    beijão
    www.chanelfakeblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Verdade, só pelo fato de ter sido escrito pela Emily Brontë há séculos o livro já merece aplausos. Pela história então... foi um dos livros mais marcantes da minha vida. Fico muito feliz que tenha gostado do post! <3

      Beijos e muito obrigada!

      Excluir
  35. Da sua lista li apenas o primeiro livro de Harry Potter acredito que não existe idade para começar a lê-los. Morro dos Ventos Uivantes eu parei na metade e ainda não voltei a lê-lo, mas pela época que foi escrito também concordo com tua colocação. E esse livro da Chimamanda quero muito ler e acho o tema super atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP se tornou mesmo atemporal, né? Pode parecer infantil no iniciozinho, mas todos os temas que a história traz são tão profundos e complexos que não os limites de idade ficam pra trás. Recomendo muito a leitura de Americanah, o livro é maravilhoso!

      Beijos! <3

      Excluir
  36. de todos os que colocaste aqui o meu favorito é anne frank, sou apaixonada pela segunda guerra mundial e pelo livro dela, inclusive ja visitei a casa onde esteve escondida em amesterdao e é absolutamente incrivel a sensação. esse é um livro que quero manter na minha vida para sempre.

    beijos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Vânia, que experiência incrível que deve ter sido visitar a casa onde se passa toda essa história da Anne Frank. Incrível e triste, imagino. Realmente é um livro pra toda vida!

      Beijos!

      Excluir
  37. Bacana a tua lista! Mas ó, tenho de discordar de ti acerca de O morro dos ventos uivantes: não é história de amor, não. Tem casal e tal, mas o livro é sobre a natureza humana e como as pessoas são boas e más ao mesmo tempo. Porém: excelente e também está na minha lista ♥

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mia. Então vamos concordar em discordar, porque nenhuma leitura tem uma verdade absoluta. Talvez você não tenha interpretado dessa forma, mas, apesar de versar sim sobre a natureza humana, não é uma análise isolada, e sim relacionada a uma característica do romance entre o Heathcliff e a Cathy: a obsessão. Não é saudável, mas ainda é amor.

      Agradeço por ter contribuído com a sua visão e por ter gostado da lista!
      Beijos! <3

      Excluir
  38. De todos que você listou só não conhecia O Oceano no Fim do Caminho e super me interessei, parece um livro lindo. Ainda quero ler Americanah e O Morro dos Ventos Uivantes!!! <3 O Diário de Anne Frank comecei, mas ainda não acabei de ler..
    Adorei a listinha, eu também colocaria Harry Potter na minha lista!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Parece que toda a próxima geração dos nossos filhos vai ler HP hahahah mas também não é pra menos, é uma obra que transformou e coloriu nossa infância.

      Obrigada!
      Beijos! <3

      Excluir
  39. Adorei as suas escolhas! Também fiz um post dessa BCR e quase coloquei o diário de Anne Frank, mas ele está em todas as minhas listas pq é meu livro preferido então não quis colocar haha O morro dos ventos uivantes está na minha fila de leitura e fiquei bem curiosa para ler o último da sua lista :)
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Eu vi a sua listinha também rsrs! Eu tenho alguns outros preferidos (muitos, verdade seja dita, sou meio volúvel kkk) que também não entraram, mas esses que coloquei também são muito especiais.

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  40. Oie!
    Dos livros que você citou eu só li O Diário de Anne Frank - Anne Frank e concordo com você quero muito que o meu filho leia a minha edição acolchoada parecido com um diário mesmo... . Eu tenho O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman mais ainda não li.

    xoxox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyli! O Diário de Anne Frank deveria ser leitura obrigatória, né? Tanta coisa que ele nos ensina...

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  41. Amei a sua lista! Desses o único que ainda não li é o da Anne Frank (o pq é um mistério). Amo esses livros e concordo com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris! Você precisa ler O Diário de Anne Frank, menina! É um livro inesquecível.

      Beijos! <3

      Excluir
  42. Dos livros citados só li Harry Potter. Estou com o livro O Oceano no fim do caminho aqui pra ler e estava em dúvida se seria legal, mas pela tua resenha achei bacana e acho q vou incluir sim na lista de uma vez. Os outros eu acho interessantes, mas não são os tipos de livros que eu curto ler então acho que vou deixar de escanteio por hora até rolar aquela vontade de ler. Curti as escolhas e é incrível como a gente aprende com os livros, acho que cada um por mais simples que seja tem um ensinamento e é por isso que ler é u hábito tão maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila! Vai por mim, O Oceano no Fim do Caminho é ótimo! Acho que essa listinha é bem pessoal porque cada um é afetado de uma maneira diferente pelo que lê, mas recomendo. Se não te marcar da mesma forma que aconteceu comigo, no mínimo vai ser uma leitura muito boa e rápida.

      Beijos!

      Excluir
  43. Só li os dois primeiros e concordo em número, gênero e grau! Pra mim todos deveriam ler O Diário de Anne Frank!
    O Morro dos Ventos Uivantes só sei de nome é acho que nem o filme eu vi. Tem filme ne?! Hauahauahaua

    Como os outros nem conheço, não posso opinar!

    Na minha lista colocaria O Mundo de Sofia. Infeli nao me vem outro a mente hahaha
    Beijos, adorei a lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Hahahah O Morro dos Ventos Uivantes tem filme sim, mas confesso que não assisti. Como todo clássico a leitura é um pouco arrastada, mas é um livro transformador. Pelo menos pra mim foi! E é verdade, Anne Frank deveria ser leitura obrigatória!

      O Mundo de Sofia eu nunca li, vou anotar aqui, obrigada!

      Beijos! <3

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!