terça-feira, 11 de abril de 2017

Resenha: O Ladrão de Crianças - Peter Pan Para Adultos

  Olá metamorphyos! Hoje é dia de mais uma indicação literária e eu trouxe aqui um livro pouco conhecido: O Ladrão de Crianças. Eu ganhei o ganhei em uma cortesia do Skoob (vocês conhecem o Skoob??) e ele foi um dos responsáveis por quebrar meus preconceitos contra escritores pouco famosos e livros desconhecidos pelo grande público. Vamos conversar e ver o que vocês acham?





O Ladrão de Crianças - The Book Thief
Autor: Gerald Brom
Ano: 2009 - Editora: Benvirá

"Meu nome é Peter, posso brincar também?"

  Que criança nunca se encantou com a história de Peter Pan e desejou viajar até a Terra do Nunca, um lugar sem adultos, sem regras e com brincadeiras infinitas? Esse clássico sempre inspirou várias histórias e releituras, como, por exemplo, o maravilhoso Em Busca da Terra do Nunca, filme protagonizado por Johnny Depp e Kate Winslet, as mais variadas versões sob a perspectiva da Sininho, do Capitão Gancho etc. 


  Nessa vibe, Brom nos apresenta a sua própria releitura do menino que não queria crescer de uma forma sombria, dura, cruel e com todos os elementos dark fantasy que podemos imaginar. Peter é um menino mágico, uma criatura de outro mundo, que se incumbiu da missão de resgatar crianças problemáticas e levá-las para Avalon, seu próprio mundo encantado onde o tempo não passa e todos podem ser crianças. Somos apresentados a vários meninos e meninas com suas histórias de vida trágicas e horrorosas, vítimas de abusos, violências e negligências, que reverenciam seu sequestrador.


"E Peter riu, e quando ele o fez, todos os demônios sorriram, porque a
risada do Peter era contagiosa."


  Para Peter, todos os problemas se resumiam a uma única solução: se livrar dos adultos. Dessa forma, as crianças estariam livres para serem felizes em Avalon. Errado. Nessa terra mágica, descrita de forma impecável pelo autor, a sobrevivência é praticamente uma luta diária. As crianças precisam aprender a lutar e se defender sob as ordens de uma criatura irresponsável, maligna e confusa, com ímpetos infantis e uma perversidade desconcertante. Ainda assim, o carisma de Peter é enorme, e o amor que tem pelas crianças, verdadeiro.


  Passamos a conhecer melhor o passado de Peter e entender o funcionamento de seu mundo, suas razões, sua história, suas dores e anseios, e de tão carismático e sorrateiro, nos apaixonamos por ele também. Todo o choque, raiva e repulsa que algumas cenas nos causam parecem sumir magicamente quando torcemos pelo sucesso dele, mostrando a habilidade do autor em transformá-lo no nosso próprio sequestrador dentro da história. 


"Se você não aprender a rir da vida ela certamente irá matá-lo, disso eu sei."


  Não espere por uma cópia do clássico Disney que você conhece, tudo aqui é diferente ou distorcido. Avalon não é a Terra do Nunca e nem pretende ser, com suas criaturas próprias, seus próprios perigosos e muitas formas diferentes de se morrer. O desenrolar dos fatos é inesperado e vemos claras referências às Brumas de Avalon (a história do Rei Artur contada pela perspectiva feminina) também, não só pelo nome do lugar, mas pelas características, personagens e vilões. Nessa salada mista de referências, nos deixamos viajar e vivenciar junto com as crianças todas as emoções que o autor nos proporciona.


  Por último, a cereja do bolo dessa obra: as ilustrações. Sim, o livro tem uma ilustração por capítulo e são todas lindíssimas! Gerald Brom é um famoso ilustrador do estilo gótico, com grande participação no cenário de comics e RPG, e sua arte nos aproxima do universo que criou e explorou no Ladrão de Crianças. No final das contas, não somos crianças, mas somos voluntariamente roubados por Peter.




  Dark fantasy é um dos meus gêneros favoritos! Vocês curtem? Vocês já conheciam o trabalho do autor ou o livro? 

  Vou deixar aqui o link do Skoob para que possam fazer parte dessa rede social dos amantes de leitura e, claro, participar dos sorteios de cortesias. Boa sorte! https://www.skoob.com.br/

Beijinhos e até a próxima!

24 comentários:

  1. Adoro ficar a conhecer livros novos! Não tenho muito tempo para ler infelizmente, mas vou ter que mudar essa rotina e agarrar-me a livros. Parabéns pelo post!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda! Eu tenho bem menos tempo do que gostaria, mas acho que se a gente se organizar direitinho conseguimos fazer um pouco de tudo que gostamos!
      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Amanda!
    Não conhecia esse livro, mas certamente eu leria. Apesar de Peter Pan não ser uma das tramas que eu curta, adoro releitura de contos de fadas, principalmente as que deixam os clássicos bem dark, mais próximos dos originais que não eram nada infantis.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né? Os contos que conhecemos na versão Disney não se parecem nada com os originais, rs. Também adoro quando misturam elementos dark e dão uma nova cara pra história!
      Beijos!

      Excluir
  3. Que legal! Tenho interesse em ler esse livro, eu já vi filme do peter pan, mas esse parece realmente muito diferente! Adoro livro com ilustrações!

    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ilustrações são tão lindas! <3
      A história é super diferente, muito mais sombria!

      Beijo!

      Excluir
  4. Ahh não acredito que exista esse livro...que incrível! Estou meio traumatizada com Peter Pan devido a série que assisto (Once Upon a Time), o Peter Pan é tudo o que eu cresci a vida toda achando que ele não era, kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, eu não conheço a versão do Once Upon a Time, mas eu adoro essas versões mais dark das histórias infantis. Até porque, se a gente parar pra pensar, o que o Peter Pan fazia era sequestro mesmo, por mais horrível que seja pensar nisso. kkkk

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia a obra, mas achei bem interessante a indicação. Conheço Peter Pan desde criança, mas pelos desenhos e filmes, livros nunca li. Vejo na internet que há muitas versões do livro, semelhante a história de Alice no país das maravilhas, bem interessante. Gostei bastante da sua resenha. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Érika! Eu adoro conhecer novas versões, é muito legal ver a história do ponto de vista de outro autor, faz a gente pensar em outras possibilidades.

      Beijos!

      Excluir
  6. Amo as historias de Peter Pan. São tidas incríveis 😍 Ess livro deve ser ótimo 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom sim! Obrigada pela visitinha! <3

      Beijo!

      Excluir
  7. Eu queria ser a Sininho quando era criança.
    Acho a história de Peter mágica e inspiradora e acredito que esse livro tenha a mesma pegada! Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas numa versão bem diferente do conto de fadas que a gente conhece, rs.

      Beijos!

      Excluir
  8. Também amo dark fantasy, principalmente quando criam uma outra perspectiva de algum conto de fadas... Eu comprei esse livro já tem uns anos por conta de uma resenha mas ainda não consegui ler... Acho que vou adiantar ele na minha lista de leitura... Ótima resenha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal conhecer alguém que tem esse livro também! <3 Ele não é muito conhecido, mas é um grande achado, rs. Muito obrigada, depois me conta o que achou dele!

      Beijos!

      Excluir
  9. Que bacana! Adorei a resenha e me interessei pela proposta do livro. Parece ser muito bom! Beijos e boa sorte! <3
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, você conseguiu fazer meu coração balançar por esse livro e nem foi apenas pelas menções às Brumas de Avalon... ehehehe
    A história parece super envolvente e enigmática, o autor parece que conseguiu cativar o leitor de um jeito para lá de sobrenatural!
    Só posso dizer que agora eu preciso desse livro! Título anotado aqui!!!
    Adorei a resenha a dica!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que gostou!! Fico tão feliz de poder compartilhar esses livros especiais. <3 Depois conta o que achou!

      Beijo!

      Excluir
  11. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e devo admitir que li a resenha com um pouco de receio porque odiei a capa... Mas seu texto me conquistou completamente!!! Quero muito ler a obra x.x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é feinha, né? Mas as ilustrações em cada capítulo são liiindas! <3
      Que bom que gostou, obrigada! <3

      Beijos!
      Amanda

      Excluir
  12. A história parece muito mais interessante que a original, kkk
    É sempre bom receber indicação de um livro desconhecido como esse.
    Vou colocar na minha lista de próximas leituras.

    Beijos
    https://sobrecadamomento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, também adoro esses livros diferentes! É sempre um achado, hahah! <3
      Espero que goste da leitura!

      Beijos!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!