segunda-feira, 24 de abril de 2017

IT e a Coulrofobia, Você Sabe o que é?

  Olá metmaorphyos! Como vocês estão?! Esse ano teremos o tão aguardado remake de IT (A Coisa) de Stephen King. Acabei vendo o trailer e me interessando e fui conferir a versão original e, aproveitando a deixa, vamos falar um pouco sobre coulrofobia, você sabe o que é?!



  Que IT é um clássico nesses 30 anos de seu lançamento como livro e 27 como filme. Confesso aqui que nunca li a obra e muito menos até então havia visto o filme. Mas acabei me rendendo e tomando coragem para encarar o filme.
  Acho que todos vocês aqui devem ter visto esse filme ou ouvido falar dele e por ser tão conhecido acho que não há perigos de spoilers.

  Encarada as 3 horas de filme presa na curiosidade do que iria acontecer o desfecho final, aqueles 5 minutinhos finais sabe? Me deixaram meio 'ok, é isso né' mas num geral olhando a época do filme, sim é um bom filme com ótimos efeitos. E, um palhaço demoníaco. Eis o problema de tudo que já já irei falar mais sobre.

  Apesar de ter ficado meio assim, afinal o final não irá mudar por ter se baseado na obra literária, quero saber como será representado depois de tantos anos e se conseguirá convencer e manter o clima do filme original além de nos surpreender com os efeitos.

  Mas metmorphyos, IT me inspirou pois o foco deste post na verdade é a coulrofobia. De cara seu nome já nos mostra se tratar de uma fobia, mas qual? Palhaços. Simples assim, só que não. Você deve conhecer alguém que possua essa fobia e lembre-se, fobias podem passar por diversos níveis, desde mais brandas a mais severas.

Achei aqui ^^
  Essa fobia não está ligada exclusivamente as crianças apesar de contar sua maioria, adultos também passam maus bocados com ela. Um curioso fato nesse post é que o próprio Stephen possui um certo pânico a essa criatura.

  Normalmente tais fobias possuem sua causa na infância por algum tipo de trauma. Tanto que, antigamente, muitos hospitais utilizavam palhaços em sua decoração na pediatria (nem vou comentar u.u) e com o passar do tempo e estudos foi comprovado que a maioria das crianças não se sentiam bem com aquelas imagens.

  Histórias de palhaços malignos e crueis não são novidades e são muito conhecidas. Na década de 90 por exemplo, foi propagada a história da Gangue dos Palhaços em São Paulo, aonde pessoas fantasiadas dos mesmo andavam dentro de uma kombi raptando crianças. Minha vó sempre me falava isso, além do habitual não converse com estranhos rsrs Mas sim, ela me contava que os palhaços roubavam crianças e levavam para dentro dos circos e nunca mais as devolviam. Moral? Adivinhem quem não curte nem palhaços e nem circos?!


Achei aqui ^^
  Mas nem todas as crianças por exemplo conhecem histórias assim ou palhaços assustadores como nosso amigo Pennywise. Então o que gera medo ao assimilar a imagem de palhaços? Estudos também dizem que crianças sentem medo por não identificarem o que ou quem está por de trás da 'máscara' e na fase adulta por sabermos que quando alguém se 'esconde' na fantasia a pessoa pode se transformar e fazer atos deliberados por não estar se expondo.

  A Coulrofobia pode causar suor, náuseas, falta de ar, arritmia cardíaca e ataques de pânico além da sensação de desconforto e insegurança diante dos palhaços (ou outras fantasias).

  É importante ressaltar também que, assim como outras fobias, esta possui tratamento e cura se diagnosticada e acompanhada por um especialista ^^

  Para finalizar o post, vou deixar aqui para vocês, caso não tenham visto ainda o trailer no novo IT e uma foto comparando nossos dois queridos Pennywise para que me digam qual vocês preferem!


Achei aqui ^^
  E aí metamorphyos, vocês já conheciam essa fobia? Sofrem com ela? Conhecem alguém que a possui? Vão encarar o novo filme de IT? Comentem ^^

Beijos e até!

22 comentários:

  1. Então... tenho isso não, maaaaaas, eu to lendo It, nunca vi o filme, to lendo pra assistir o velho e o novo que vai sair com arsenal de leitora do tipo "nem é assim que acontece..." pq sou dessas kkkkkkkk
    Obviamente amar o King não tem nenhum peso no julgamento... u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila <3 Claro que amá-lo não tem peso algum huahuahuah eu não sei se encaro o livro não, to pensando se ainda vou encarar o novo, só quando sair para o conforto de casa =p Eu amo terror mas palhaços são cruéis demais i.i beijos amiga!

      Excluir
  2. Eu nunca tive medo de palhaços, mas não gosto deles, me irritam, parecem bobos demais huahua
    IT não me chama muito a atenção, pois a minha irmã me contou um super spoiler e estragou a graça toda huahuahua

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! Eles se fingem de bobo, eles são maus! Cara, diga não aos spoilers rsr acho que devemos lançar uma campanha dessas! Beijos linda!

      Excluir
  3. Tenho um amigo que já me disse ter medo de palhaços, mas não sei se chega a ser fobia. Eu mesma acho palhaços superlegais haha. Meus pais sempre me levavam no circo, e eu gostava pra caramba de ver os palhaços.

    Em relação ao filme, nunca vi e nem li o livro, mas após ver o trailer do novo filme me interessei muito.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lídia ^^ td bem?! Mas é estranho, eu sinto vontade de fugir do lugar fora que vai dando um suador gelado i.i eu não ia em circos (mas vc viu que a culpa é da minha avó ne?!)Beijos linda!

      Excluir
  4. Não cheguei a assistir esse filme, mas na época que foi lançado no passado, meus amigos comentavam. Eu curto filme de suspense e terror, mas não sou muito a fim de palhaços. Tenho uma aluna que tem fobia de palhaços, já estive ao lado dela quando teve uma crise de pânico, fiquei com dó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jac, td bem ctg ^^?! É horrível não é ver alguém tendo fobia assim? =/ a gente fica meio sem saber o que fazer e realmente, dá mt dó ainda mais se for criança.Não sei se ainda é sua aluna, mas como citei, possui tratamento e talvez ela não saiba, pode ajudá-la bastante pois essas coisas fazem com que a gente sofra =/ beijos linda!

      Excluir
  5. Eu conhecia, tenho uma parente que não gosta de palhaços mas não chega a ser fobia. Eu confesso que, em alguns casos sinto um certo desconforto, quando são assim com uma pegada mais de terror e tal...

    Blog | Facebook | Instagram 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâm, td bem ^^?! Sim, se no normal já causam desconforto desse modo mais macabro são ainda piores =/ beijos beijos!

      Excluir
  6. Olá Amanda! :)

    É uma fobia com uns sintomas fortes. Felizmente não a tenho, mas também não sou muito fã de palhaços.

    Não vi o filme antigo. Vou ver o novo e posteriormente vou ver o antigo para fazer a minha comparação.

    www.pumpum.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pumpum ^^ td bem ctg?! Vamos aguardar o novo filme e comparar, espero que surpreenda! Abraços!

      Excluir
  7. Olá!!

    Adorei o post e estou doida pra assistir o filme.
    Eu já conhecia a doença, tenho uma amiga que morre de pavor. Eu não chego a ter medo, mas não gosto de palhaços kkkkkkkkkk. Não me pergunte por que rs.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda ^^ td bem ctg?! Que bom que gostou ^^ é uma fobia horrível e dá muita agonia ver alguém num ataque de pânico com ela. É melhor evitar esses palhaços bizarros não? Beijos beijos!

      Excluir
  8. Não tenho essa fobia, mas não gosto de palhaços, coisa de infancia acho que foi trauma do Ronald McDonald kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ^^ sério? Nossa, o Ronald foi cruel então o.o a minha foi culpa da minha vó, que vó fala essas coisas pra uma criança o.o? beijos beijos!

      Excluir
  9. Eu já conhecia a fobia e, felizmente, não a possuo! haha Porém, acredito que meu namorado tem um grau leve, já que não suporta palhaços.

    Estou ansiosa para ver o remake, parece fenomenal! Eu achei esse novo Pennywise bem mais macabro e sombrio, gostei bastante, apesar de já amar o clássico.

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vic! Td bem ctg ^^?! Não é horrível ver alguém ficar extremamente incomodado com isso? A gente fica meio assim sem saber o que fazer.

      Concordo demais! O Penny clássico já é medonho mas esse novo é mt macabro e 'trevoso', acho que dará mais pesadelos do que o clássico.

      Beijos linda!

      Excluir
  10. Não sabia que a foba de palhaços tinha um nome específico e achei muito interessante o fato do próprio autor sofrer disso! Estou ansiosa demais por esse filme x.x
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine, td bem ctg ^^?! Sim, eu também descobri que ele tinha coulrofobia quando estava pesquisando para criar o post, incrível que ele transformou isso numa obra tão bacana. Beijos beijos!

      Excluir
  11. Eu acho que não tenho coulrofobia (lendo erradamente parece couro fobia, fobia a couro! ahahah - tô louca? Sim, com certeza!), mas sem dúvidas não tenho apreço algum por palhaços. Preciso dizer que esse segundo gif que você colocou no post (porra! sorry o palavrão), me deu agonia ver! kkkk
    Eu sou do time que nunca vi o filme antigo e nem sei se quero ver... kkk Mas talvez eu anime ver o novo, em casa, aconchegante e tal. Comprei It na Amazon e vou encarar a leitura, veremos como será. rs
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re! Td bem ctg ^^?! - tá louca não, eu tbm achava que era couro, ou algo com cor uhauhahua - esse palhaço é macabro demais! Palhaços normais já são tensos, esses dão mais arrepios =/ Tô ctg, vou assistir assim que puder assistir em casa, mais seguro não?! É, o filme antigo se vc for olhar apenas o filme fica até meio trash =p Beijos linda!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!