quinta-feira, 27 de abril de 2017

10 Motivos Para Assistir Bates Motel

  Olá metamorphyos! Vocês já conhecem a série Bates Motel? O post de hoje é especial sobre ela, que terminou essa semana (pra minha tristeza) e deixou muitos fãs órfãos. Vem comigo conhecer essa produção incrível!


  Bates Motel é uma série de 2013 com cinco temporadas e seu último episódio foi ao ar essa semana, dia 24/04. Pensada como um prequel do filme Psicose, dirigido pelo mito Alfred Hitchcock (sim, o clássico da cena da faca durante o banho), de forma a contextualizar a vida de Norman Bates, o gerente do tal Motel, a série nos apresenta vários elementos e personagens completamente novos na história, mas extremamente bem encaixados, além de releituras e novas interpretações do filme.

Norman.
  Sem mais delongas, vamos aos principais motivos pelos quais você não sabe o que está perdendo se ainda não assiste Bates Motel!

10. Psicose (Psycho)


Marion Crane na famosa cena do chuveiro.
   Não dá pra falar de Bates Motel sem me remeter à história que originou a série: Psicose. O filme de 1960 até hoje é referência no mundo cinematográfico, considerado imortal para o gênero horror, inovador e ousado. Que Hitchcock foi um mestre todos sabemos, e o filme nos dá todas as provas disso.

   A série retrata eventos anteriores ao filme, nos mostrando um Norman Bates ainda jovem, inocente, inseguro, mimado pela infame Mãe e sem a menor noção de convívio social. Norman e sua mãe, Norma, mudam-se para White Pine Bay após o falecimento do pai do menino em uma tentativa de começar do zero. Norma compra, então, o motel nessa cidadezinha encantadora - só que não - e eles tentam se adaptar à nova vida.

  É incrível ver como as informações se encaixaram e contribuíram para entendermos o Norman adulto, a evolução do seu transtorno psíquico e vários detalhes que passam batidos no filme.

   Ah, não é preciso ver o filme pra entender a série, mas é uma ótima contribuição!

9. Marion Crane


Acima: Psicose (1960); abaixo: Bates Motel (2017).
   Ela mesma, a personagem mais icônica do horror clássico. A série nos traz uma Marion totalmente reformulada, moderna, porém muito fiel à personagem original, com cenas praticamente idênticas e maravilhosas. Na quinta e última temporada, o tempo da série finalmente se alinha com o filme e temos muita expectativa com o decorrer dos eventos. Como será a cena do chuveiro recriada? Pois é, ela está na série, mas com algumas surpresinhas de tirar o fôlego.
Rihanna como Marion Crane.
   E, pra essa participação mais do que especial na série, a convidada foi a (pasme) Rihanna. Após muitas críticas, posso dizer que o papel dela foi digno e cumpriu com o que deveria.

8. Contextualização


Bates Motel
   Um dos maiores acertos da série foi como trouxeram todos os elementos para contextualizar e justificar a inserção de personagens e tramas secundárias na série. Desde uma cidade complicada e cheia de segredos tenebrosos até personagens novos, tudo está em sintonia com a história de Norman.

    As filmagem, inclusive, ocorreu no mesmo local do Bates Motel original. A estética vintage anos 60 foi mantida e é um grande trunfo da produção, que conseguiu aliar o retrô com elementos modernos, como notebooks e celulares. O vestuário (lindo) de época e a trilha sonora dão muito charme à série.

    As cenas costumam ser sombrias, com pouca iluminação, mantendo a constante aura de tensão dignos do próprio Psicose.

7. Personagens Complexos

Xerife Alex Romero
   Cada personagem de Bates Motel é extremamente bem construído e complexo, e isso é muito notório nos personagens secundários e suas próprias tramas, que cruzam a principal e se interligam. Destaque para Emma, Romero e Caleb, que além de serem carismáticos e marcantes, são também personagens chave para conectar acontecimentos e nos conduzir pela trama. Nenhuma ponta ficou solta, graças a deus!

6. Dylan


Dylan
   Personagem exclusivo da série, sem nenhum menção no thriller original, Dylan é o filho mais velho de Norma - a ovelha negra. Sua aparição começa bem tímida, muito pouco se fala sobre ele. Mas se ele está nessa lista tem algum motivo! Dylan não só é um dos personagens mais importantes da série, com seu próprio plot, como é um dos personagens que mais evolui no decorrer das temporadas, além de toda a identificação que rola com o personagem (pô, ele é o único normal nessa família, rs). Todo mundo merece um Dylan como irmão/namorado/marido!




5. Atuação

   Pegando o gancho dos personagens, eu simplesmente tenho que falar pra vocês da atuação ABSURDA do Freddie Highmore (Norman) e da Vera Farmiga (Norma). Pra mim esse é um ponto importantíssimo em qualquer produção, e não tem como não enaltecer o trabalho deles aqui. As cenas são de aplaudir de pé (que nem uma louca, sozinha em casa, sim) e dá muito orgulho de ver como o Freddie cresceu durante esses cinco anos! A última temporada, então... sem palavras, alguém dê logo um Oscar pra esse menino!





4. História intensa

   O próprio tema já é meio pesado de digerir - problemas mentais, uma mãe possessiva e manipuladora, violência, horror psicológico, mas acredite, ela pode ficar ainda mais densa que isso. O clima constante de apreensão se torna rotina na série, e quando você menos espera BOOM, ela te pega. Você jura que já se acostumou com as reviravoltas, mas tem mais! E depois tem outra!

   Veja bem, não estamos falando de Game of Thrones com intrigas e cabeças cortadas, mas os episódios são sim surpreendentes e os acontecimentos são perturbadores e muito, muito intensos.

3. Norma e Norman
   
   Mãe e filho. Que relação linda, não? É... não. Aqui a coisa fica bem maluca e polêmica e não dá pra dissociar os dois, literalmente.

   Norma é uma mulher forte, independente e extremamente decidida, mãe devotada, faz qualquer sacrifício pelo filhote... tudo bem até aí, né? A coisa toda se complica quando percebemos que ela eleva isso pra outro nível! Norma é manipuladora, chantagista, grudenta, possessiva e mais um monte de adjetivos pra descrever uma mãe que simplesmente quer o filho pra si. Num ímpeto de proteger Norman da questão psicológica que já existe, embora muito leve no início da série, Norma simplesmente suprime o filho, e as consequências disso são mostradas com maestria.

   E o que falar do nosso querido Norman? O personagem é de dar pena. Sentimos um misto de pena e raiva o tempo todo por ele, e ver como o personagem cresce e evolui com o somatório de gatilhos e backgrounds é louvável da série.

   A questão mais polêmica em torno dos dois, além da obsessão óbvia, é o incesto. A série não é explícita, mas deixarei vocês com essa crítica em mente.

2. Releitura 
À esquerda: Psicose (1960); à direita: Bates Motel (2017).
   Vamos ser sinceros, tem que ter muita coragem pra mexer em um clássico consagrado do cinema. Os riscos são óbvios e as chances de causar estranheza e desagrado aos fãs do filme eram altíssimos. Sim, eram. A série apostou em não reproduzir fielmente a história (no ponto em que se encontram) de Psicose, mas sim dar uma nova interpretação, um "como seria se..." que todos os fãs adoram fantasiar com suas histórias, e deu certo. Deu muito certo.
 
  Cada pedacinho da história original foi dissecado e elaborado, recontado, contextualizado e reinserido na história com a mesma essência do original, encaixando peça por peça e criando uma segunda obra de arte com a mesma história.

1. Plot Twist


Norman Bates
  Eu disse que houve a releitura, mas insisti no ponto da fidelidade com a essência da história, certo? Então você, que assistiu o filme ou leu o livro, pensa assim "mas eu já sei o final!". Você, meu caro, está enganado.

  Seguindo pelo caminho que eu apontei no item anterior, a série decide tomar o próprio rumo e se desprender do filme em um certo ponto chave e te deixa completamente perplexo e sem ar. Como assim?! Não dá pra ficar simplesmente imitando, não se trata de um remake. A intenção foi mesmo chocar, tirar o fã sabe-tudo do lugar comum, incomodar e fazer o queixo cair. As referências estão lá, o clima, a essência, a alma da história está lá, mas remexida ao bel prazer da equipe de direção (fantástica).

   Pra saber mais sobre essa reviravolta louca vocês vão ter que assistir!


   Então assim Bates Motel e esse post chegam ao fim. Check out.


Fechado.
Espero que tenham gostado! Me contem se já assistiram!
E se não assistiram, assistam!
Beijos!

59 comentários:

  1. Amanda Barreiro, que textão incrível! Adorei a descrição, principalmente, porque eu já tentei assistir a um episódio avulso de BM e não consegui. Depois de ler o seu texto, consegui sentir essa vontade de novo. Ótimo texto, ótimas referências. Ri muito com isso: "não estamos falando de Game of Thrones com intrigas e cabeças cortadas". Mandou super bem! Beijos. (Ps.: Parabéns, Bruna, pelo blog!)

    www.umtracoqualquer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Laysla!! Assistir avulso é complicado porque a gente fica meio perdido na história e não entra no clima, rs! Fico feliz que tenha te inspirado a assistir! <3

      Beijos!

      Excluir
  2. Já assisti essa série, meio que me deu medo desses dois aí. Mas eu gostei um bocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são bizarros, mas eu adoro. <3
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Depois de ter assistido, nos últimos dois meses, Arrow, Marco Polo, Punhos de Ferro e Santa Clarita. As minhas próximas duas série serão duas: Por 13 razões e (depois desta apaixonada resenha, haha) Bates Motel.

    Muito bom, me convenceu, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assisti Marco Polo, muito boa! Uma pena que foi cancelada. =(
      Fico muito feliz que tenha gostado, Rob! Espero que ache tão bom quanto eu achei!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Já tinha ouvido falar dessa série, mas não tinha dado muita importância pra ela, não. Mas depois da sua linda indicação cheia de detalhes, não tem como não assistir.
    Obrigada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tanta série que passa batida por nós e a gente nem se atenta pro quanto são boas, né? Fico feliz de ter conseguido mostrar um pouquinho!
      Obrigada pelo seu comentário! <3

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá! Ainda não tinha parado para saber mais sobre essa série e ela realmente me parece incrível! Pela forma como você falou, parece ser super forte, com temas pesados de serem tratados, envolvem grandes obras de relevância mundial, excelentes atuações e um final inesperado! Fiquei impressionada realmente e vou tomar coragem para colocar em minha lista interminável de séries!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa lista só aumenta, né? Mas é por uma boa causa, rs! Obrigada pelo comentário, Karla!

      Beijos!

      Excluir
  6. Valeu pela dica! Estava procurando alguma série para este fds! Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia! Vai fundo, boa maratona, hahah!

      Beijos!

      Excluir
  7. Não tenho vergonha na cara, tô para assistir essa série faz MUITO TEMPO e não parei, todo mundo fala bem e nossa, seu post foi incrível, mais completo e instigante impossível! Vou tentar maratonar esse fds!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, muito obrigada! É tanta coisa pra assistir que a gente se perde, né? Boa maratona, espero que goste! <3

      Beijos!

      Excluir
  8. Olá! Adorei o texto e já digo que estou com muita vontade de ver essa série, apesar de ser medrosa ahahaha eu já ouvi falar muito do filme mas nunca vi :( Adorei o post e a dica de série, beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quézia! Eu fico muito nervosa com terror, mas não tive muito medo não, é mais aquela tensão, sabe? Assiste sim, rs!
      Muito obrigada, viu?

      Beijos!

      Excluir
  9. Amanda ainda não assisti a série mas pela resenha a série é muito boa, você explicou muito bem a série, confesso que depois que li fiquei com bastante vontade de assistir, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar, muito obrigada! Fico feliz de ter despertado a sua curiosidade!

      Beijos!

      Excluir
  10. Eu comecei assistir um tempo atras, mas não tinha me empolgado, só que com esse post penso em dá uma chance pra ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, rs! Dá uma chance sim, vale muito a pena! <3

      Beijos!

      Excluir
  11. Eu sou muito fã de filmes e séries com terro psicologico, temas comportamentais, e Bates Motel foi paixão a primeira vista. A série é muito boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima, né? <3 Muito amor envolvido, rs.

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos! <3

      Excluir
  12. Meninaaaa, que texto foi esse, hein?? Tá de parabéns!!!
    Já estou assistindo à série, estou na 2ª temporada e já estou amando! Nunca assisti ao filme, nem li o livro.. Mas pretendo, depois que terminar a série, para ver a "continuação", quando ele já é adulto.
    Eu adorei descobrir um pouco mais sobre a série, porque, até então, tinha começado a ver sem pesquisar muito a respeito, apenas por indicação do meu namorado, que ama séries tanto quanto eu e é bem exigente.. Então quando ele indica, eu já sei que vai ser bom!!! haha
    Uma coisa eu acho muito injusta... A série é subestimada nas premiações, já merecia ter ganhado prêmios faz tempo!
    Mas se alguém tinha alguma dúvida sobre começar a assistir, tenho certeza que foi sanada agora! Seu post foi incrível! Parabéns!
    Beijos e sucesso!
    www.ocionodiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carla!! Primeiramente, muito obrigada!

      É tão bom conhecer alguém que gosta da mesma coisa que a gente, rs! <3 Eu assisti ao filme depois de ver a série e é muito bom pescar todas as referências, ver como elaboraram cada citação do original e deram vida aquilo.

      Concordo totalmente sobre as premiações. Eles nunca participam do Emmy, Globo de Ouro etc, e os atores definitivamente merecem mais do que isso!

      Beijos e obrigada pelo comentário super fofo! <3

      Excluir
  13. Olá
    Bem você me convenceu com os 5 primeiros motivos, os outros me fizeram ficar louca pra assistir. Cara eu adoro enredos assim, como nunca dei uma chance para esse seriado??
    Já vou adicionar- a minha lista.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é ótima essa sensação de descobrir uma série nova, né? Minha lista só cresce, rs! Espero que goste tanto quanto eu amei! Obrigada pelo comentário! <3

      Beijos!

      Excluir
  14. Oi!
    Tenho uma amiga que é louca apaixonada por essa série. Eu até tive vontade de assistir, em algumas ocasiões, mas como eu tenho muito pavor a filme de terror, sonho e fico muito impressionada - pasme que eu fiquei mal assistindo a série scream! - acho que não aguentaria, mesmo que acompanhada. Porém, suas razões estão muito bem estruturadas e acredito que, se um dia eu realmente for ler, irei me lembrar dessa resenha, rs.

    Um beijo,
    www.vestidinhojeans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Sua amiga está certíssima, rs! A série não dá muito medo não, acho Scream bem pior nesse sentido (eu, pelo menos, também me senti mal hahah), a questão é mais o clima apreensivo, sombrio, sabe? E as reviravoltas loucas!

      Obrigada, viu?

      Beijos!

      Excluir
  15. Oi! Não sabia nada sobre a série, sempre vejo a Netflix tentando me empurrar mas nunca dei bola, fiquei super afim de ver, não sabia que era uma releitura do filme, parece ser uma ótima série, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, comigo também foi assim até que alguém falou sobre uma cena perto de mim hahah eu bisbilhotei a conversa porque achei o papo interessante e comecei a assistir quando cheguei em casa. Amor à primeira vista! <3

      Beijos!

      Excluir
  16. Oiee!
    Já ouvi falar bastante dessa série, mas nunca parei pra saber mais ou assistir.
    Vou ver se assisto pelo menos o 1º episódio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai! Assiste sim, dá uma chance! <3
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  17. eu realmente adoro a serie, o livro é excepcional, até pq tudo o que a Darkside faz e publica é de ótima qualidade, a serie não podia ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né? A Darkside só entrega livros com qualidade excepcional.
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Nunca li o livro e nem assisti o filme, mas tenho vontade de assistir a série. Assim que tiver tempo, vou seguir sua recomendação.
    Acho que é difícil a série seguir o livro e tal né? Achei bem bacana que mudaram o final, e que o resultado ficou bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther! Pois é, acho que foi o grande trunfo da série, o final me deixou muito satisfeita.

      Beijos!

      Excluir
  19. Hello!

    Nunca vi Bates Motel, fiquei interessada por conta da psicose e no princípio descrevestes Norman como ''um garoto mimado, inocente, inseguro e sem a menor noção de convívio social'' meio que me definiu. Sou mais ou menos assim e muitas vezes não consigo conviver em sociedade, olhar nos olhos das pessoas ou falar com elas, me refugio e fico no meu cantinho. :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah sim, ele é exatamente assim no início, mas por favor nos avise caso você tenha ausências e comece a matar. ;-; kkkk
      Obrigada pelo comentário! <3

      Beijos!

      Excluir
  20. Uau!

    Eu confesso que após assistir o piloto dessa série não fiquei muito animado não. A nossa amiga blogueira Cah Alves (http://www.ocionodiva.com.br) tentou me convencer a assistir, mas eu sou muito medroso para essas coisas de terror/suspense.

    Mas após essa resenha eum fiquei com muita vontade de assistir. Vou começar hoje, vou assistir novamente o episódio piloto e continuar até encerrar e se me der coragem eu assisto o filme também, rs.

    Parabéns pela postagem, sucesso a você e ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frank! Obrigada! Ah, a série não dá tanto medo assim, vai! rsrs
      Você vai gostar, dá uma chance.

      Beijos!

      Excluir
  21. Olá,
    A série sempre fica nos sugeridos, mas nunca me interessei por causa do título . Vou tentar assistir o mais breve possível. Amei o texto e como ele foi dividido. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, viu? Espero que você goste quando assistir!

      Beijos!

      Excluir
  22. Tenho assistido algumas séries por indicação, mas essa ainda não vi! Depois de ler os motivos que você citou fiquei curiosa!! Gosto de tramas surpreendentes e intensas.
    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália! Se você gosta de histórias de suspense e thrillers tenho certeza que vai adorar Bates Motel!

      Obrigada pelo comentário! <3

      Beijos!

      Excluir
  23. Sabe quando você fica assim "eu preciso de assistir"? eu estou assim com essa série. Só não tenho tido muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! É difícil encontrar tempo pra tanta série pra assistir, mas essa vale a pena, te prometo! <3

      Beijos!

      Excluir
  24. Nunca me senti interessado por essa série, mas acho que através dessa sua apresentação e dos seus motivos, eu posso sim tentar dar uma oportunidade e assistir depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jalysson! Dá uma chance sim, ela merece, rs!

      Beijos e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  25. Nunca tive curiosidade de assistir essa série. Parece bem interessante, mas acho que vou precisar trabalhar um pouco o meu psicológico pra ela hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariel! É bem interessante sim, é diferente da maior parte de séries que já vi, vale a pena.

      Beijos!

      Excluir
  26. Assisti a primeira temporada com minha mãe, na verdade ela olhava e quando fui visitar ela comecei a assistir junto kkkk
    ela nao perde um episodio, eu já nao acompanhei todos, mas estou baixando para assistir quando sobrar um tempinho =D

    beijoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine! Sua mãe tem muito bom gosto hahahah! Assiste sim, depois conta o que achou! <3

      Beijos e obrigada pela visitinha!

      Excluir
  27. Amo o filme Psicose, porém sempre tive muito medo da série "estragar" e por isso nunca assisti, mas depois de ler aqui eu simplesmente to morrendo de vontade de ver kkk parece ser MUITO bacana! nao sabia que tinha a cena do chuveiro, fiquei super curiosa :o se vou assistir? com certeza! obg pela dica e resenha noss como nao vi anteeesss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana! Psicose é maravilhoso, né? Também amo! Mas pode ficar tranquila que não estragou não! Aliás, foi uma bela homenagem ao filme e uma solução bem original que encontraram pra nenhum fã botar defeito.

      Muito obrigada!
      Beijos! <3

      Excluir
  28. Eu morro de vontade de assistir, acho muito massa! Infelizmente vou assistir depois de ela encerrada mas mesmo assim, acho que vale super a pena.
    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Não tem problema você assistir depois de finalizada não! A série tem começo, meio e fim certinho, nenhuma ponta solta! Tem tudo pra te agradar!

      Beijinhos!

      Excluir
  29. Eu sou suspeita, porque o Norman é o meu psicopatinha favorito!!!! Amo essa série. E o Dylan dá um charme todo especial para os episódios né?
    Simplesmente amo e recomendo Bates Motel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah como não amar o Norman?? Ele provoca vários sentimentos na gente, rs. E o Dylan? Nossa, sou apaixonada por ele, kkkk. Adorei seu comentário, Helô! Muito obrigada.

      Beijos!

      Excluir
  30. Uau, amei seu texto... tanto quanto amei essa série. Tenho meus personagens favoritos e confesso que amei a atuação de Vera Farmiga e a maneira como interagiu com o Freddie Highmore e soube que foi por causa dele que aceitou o papel. E que química tinha os dois em cena. Na última temporada eu fiquei boquiaberta com a mistura dos dois, de maneira que a psicose ficou perfeita. uau uau uau

    Amei

    ResponderExcluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!