sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

#3 Sushi e suas Diversidades

  Olá metamorphyos! Como vocês estão? Vamos falar de coisa gostosa hoje?! Algo que amo e se tornou uma grande febre são os pratos japoneses. Logo, seu carro chefe são os famosos sushis masss... Há uma grande variação nos nomes e no modo que são preparados. Quer saber mais? Vem comigo!


  Antes, uma breve historinha da origem do sushi: o Japão é um país montanhoso e o cultivo da agricultura mais complicado, logo, o arroz tem destaque nessa área e sua produção é grande. Pelo falto de ser um grande arquipélago, os frutos do mar tem destaque nos pratos e, são presença garantida em quase todos os pratos. Como o prato data de muitos séculos, o arroz era um modo de 'conservar' por mais tempo o peixe e, este era limpo e colocado dentre de camadas cozidas de arroz que acabava por fermentar (peixe) e liberar um tipo de ácido de o conservava por mais tempo. Com o passar dos tempos as técnicas foram se aprimorando até chegarmos ao vinagre e, ganhando companhia do famoso molho shoyu. Além do peixe é possível acrescentar outros tipos de recheios e, sem esquecermos que utilizamos o nori, uma folha feita de algas marinhas! Um resumo bem rapidinho da história desse prato.

1 - 2 - 3

1 - Hossomaki - na minha opinião os mais conhecidos nos restaurantes japoneses por aqui por se tratar de um rolinho mais fino. Composto por arroz e o recheio variado são peças menorzinhas.

2 -  Makisuhsi - se pra fazermos o 'hosso' ele é fatiado em pequenos pedaços, podemos dizer que o 'maki' é o sushi preparado sem estar fatiado.

3 - Futomaki - esse provavelmente é minha variante favorita e a que mais aplico em casa. São rolinhos mais fartos e grandes. É o 'hosso' maior mesmo e com mais recheios! Aqui em casa vai de tudo: kani, ovo, pepino, gengibre, cenoura...

4 - 5 - 6

4 - Kappamaki - sem rodeios, esse tipo é composto apenas do nori, arroz e pepino. Duas curiosidades aqui: o pepino japonês é uma variação do pepino e é mais crocante e fininho e, ele recebeu o nome de Kappamaki devido a figura folclórica tradicional japonesa; o Kappa, que se alimenta principalmente com pepinos.

5 - Tekkamaki - mais um composto apenas de um único recheio e, esse aqui é de atum.

6 - Temaki - o famoso cone, ou rolinho de mão é feito com os mesmos componentes do sushi normal porém a diferença está aí na sua forma. Eles costumam ser mais 'robustos' e terem bastante recheio!

7 - 8 - 9

7 - Uramaki - aqui as coisas meio viram do contrário. O recheio permanece na parte central porém, o nori, antes o lado externo fica por dentro e o arroz do lado de fora.

8 - Nigirizushi - ou apenas nigiri como é mais conhecido, são 'bolinhas' ou enroladinhos de arroz onde o recheio (legumes, frutos do mar, frutas, ovos) vem como cobertura.

9 - Oshizushi - parecido com i 'nigiri' ele é prensado em formatos específicos com a cobertura e fatiados em pedaços pequenos para que caibam na boca.

10 - 11 - 12

10 -  Gunkanzushi - conhecido como 'navio de guerra' é de um formato pequeno e oval. Seu diferencial é que, em vez do recheio ficar no meio ele fica em cima mas não como cobertura apenas pois o recheio também e envolto pelo nori.

11 - Inarizushi - em vez de ser envolto de nori, ele é feito em pequenos pacotinhos de tofu, aonde é recheado de arroz, omelete fina e folhas de repolho.

12 - Chirashizushi - servido em tigelas pode-se dizer que é o sushi sem estar montado com todos os seus ingredientes misturados. Ele também é conhecido como barazushi.

13 - 14 - 15

13 - Edomae Chirashizushi - (estilo Edo) muito parecido com anterior mas, não. Ele também é servido 'desmontado' mas não misturado. Com ingredientes crus, é arrumado de modo organizado, artístico, em cima do arroz.

14 - Gomokuzushi - (estilo Cansai) possui ingredientes cozidos ou crus que são misturados no meio da tigela de arroz.

15 - Narezushi - chegamos a forma mais remota do sushi. Aqui o peixe é limpo, retirando órgãos e escamas e, recheado com sal. Ele fica deste modo até fermentar, o que pode levar até um mês. Depois de fermentar ele é transferido para outro barril, onde é encaixotado e colocado com camadas de arroz cozido no vapor. É selado de forma parcial. Seu processo de finalização demora em torno de seis meses! Mas... Também dura em torno de seis meses. Acho que ele tem de ser muito bom, algo dos deuses para valer o trabalhão né?!

  Bônus: não entrando na listagem mas muito popular aqui são os 'hots'. Após o rolinho do sushi ser feito é preciso acrescentar cerveja na farinha e 'rolar o rolinho' nessa mistura para ser frito em óleo.

Achei aqui ^^
  Ufa! Post grande esse mas com muitas coisas legais e deu até fome! E vocês metamorphyos, são apreciadores de sushi? Qual o seu favorito? Outros pratos da culinária japonesa? Já se arriscaram a fazer sushi? Me contem e, me convidem se forem comer!

  E, esse post faz parte do esquenta do BEDA do grupo Café com Blog e o terceiro tema sugerido era comida favorita.


Beijos e até!

8 comentários:

  1. Já comi alguma coisa que não me lembro o nome kkkk aliás, duas!
    O Henrique que fez e me deu hahahaha! Mas não curti não, acho que sou mais a favor dos churrascos mesmo xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a favor dos dois viu?! Menina tu tem que experimentar, é mt bom <3 eu falei, esse post me deu tanta fome que tive de comer sushi fds u.u mas vc comeu com shoyu? Pq shoyu deixa td com gosto de shoyu é igual azeitona XD

      Excluir
  2. Aiii que fome!!! hahahahaha
    Eu adoro sushi, sashimi, com bastante raiz forte em cima, hahaha daquele jeito que desentope o nariz. Acho que nunca comi nada da culinária japonesa que eu não gostasse. Meu tio é casado com uma japonesa e ela fez algumas coisas estranhas hahaha mas mesmo assim, achei tudo bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ci! ^^ te confesso que tem mt coisa gostosa mas que olhando não é nada bonito kkkkk mas compensa sendo gostoso <3 eu tbm amo sashimi, com ou sem shoyu ou tarê <3 beijos linda!

      Excluir
  3. Nunca comi sushi, acredita? Imagino que tenha um gosto muito, diferente hahaha, e não fazia a mínima idéia das diferenças kkk Adorei o post, bem explicativo.
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bea! Menina, experimenta, tem gente que ama e tem quem odeie... mas é um diferente tão gosto *.* tem uns aí que também aprendi que não sabia =) que bom que gostou ^^ a intenção era essa mesmo, pq tem uns que parecem tudo igual! beijos linda!

      Excluir
  4. meu deus, deu até água na boca huahua não posso ver essas comidas de madrugada!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! Eu sei, fazer esse post foi uma tortura pq pra cada imagem dava mais fome! =D beijos linda!

      Excluir

Olá metamorphyo! Se você chegou até aqui, obrigada por ler o post! Comente aqui o que você achou, se gostou ou não, algo que faltou, sugestões, críticas... Vamos conversar a respeito! Afinal, sua opinião é muito importante para nós. Ah sim! Pode comentar e ative a notificação; pois, sempre respondemos os comentário - normalmente aos finais de semana <3!